Já tive cachorro enquanto morava com meus pais, mas não após casado e com a minha esposa e filha. Agora estamos querendo algum animal de estimação, cachorro ou gato.
Moramos em apartamento, um apartamento com um bom espaço, possível de manter a cozinha fechada, quartos isolados do restante da casa quando não estivermos em casa... e com uma sacada espaçosa onde poderia colocar a caixa de areia e outras coisas para o gato.
Há um consenso entre nós que como passamos a maior parte do dia fora de casa, e todo mês passamos 2-3 finais de semana fora de casa, cachorro seria complicado pois não lidam bem com estas ausências.
Começamos a considerar então gatos, mas nunca tive e não sei muito sobre comportamento, comecei a ler recentemente. Parecem adequados para a nossa rotina e em geral parece que lidariam bem com a ausência durante o dia, e com 2-3 dias de ausência. E quando estivermos em casa podermos curtir um pouco e dar carinho.
Algumas questões da minha esposa no entanto me preocupam, e não sei se é relativamente fácil "ensinar", ou se tipicamente não é algo que acontece...
1. Cortinas, sofá, outros - A chance de estragarem é grande?
2. TV em cima de móvel, com suporte... ou até mesmo pularem e "arranharem" a tela, é algo comum?
3. Decorações em geral em um ambiente tipo uma sala... é algo que costumam mexer muito, brincar?
Li que o ideal é já pegar castrado, castrar o quanto antes pois melhora o comportamento.
Estamos querendo, e sei que cada animal e história é diferente. Mas de 0 a 10, qual a chance do apartamento virar um caos após a decisão de levar um gato para dentro dela?
E macho / fêmea, algum costuma ter comportamento mais "calmo" quanto à estas questões que levantei?