Após ler alguns livros sobre mindfulness, tanto do ponto de vista científico, quanto do ponto de vista das tradições orientais, e na ânsia de colocá-la em prática, tive algumas ideias:
- Tenho muita dificuldade em manter a atenção plena nas atividades simples e rotineiras do dia a dia (ex: escovar os dentes, tomar banho, lavar louça, trocar de roupa, etc).
- Porém, naquelas práticas que me causam prazer ou que me motivam, a coisa muda: ex: ontem, assistindo a uma série com toda a família, consegui me manter focado por 47 minutos, sem devaneios e desatenções, pois foi um momento de muita alegria e prazer pra mim.
- Isso pode significar que a atenção plena só vai acontecer quando o objeto de concentração é prazeroso ou significativo pra gente? Como, muitas vezes, fazemos as atividades rotineiras apenas por obrigação, não temos a motivação necessária pra mantermos o foco - sobretudo por essas atividades não exigirem dificuldade alguma -, o que leva a concluir que:
Atenção plena/Concentração = atratividade pelo objeto + treinamento?
O que vocês pensam a respeito? Podemos encontrar a verdade por trás do mindfulness, ignorando o misticismo e a ilusão?
Se alguém aqui, que busca a prática do mindfulness, disser que consegue ficar focado em todas as atividades do dia, meus argumentos então são falsos e podemos partir para outras hipóteses.
Quero muito ler a opinião de vocês!