Desde 1993 o Brasil teve sete reformas na Previdência:
1993: - Servidores públicos começaram a contribuir para previdência
1998: - Deixou de ter aposentadoria por inatividade para servidores e agora aposentadoria só por tempo de serviço considerando a contribuição.
Na iniciativa privada
- Na iniciativa privada as exigências passaram a ser: Mulheres 48 anos de idade e 30 de contribuição. Homens 53 anos de idade e 35 de contribuição.
2003: - A aposentadoria deixou de ser calculada pela ultima remuneração e passou a conta a média das contribuições.
- Servidores públicos aposentados passaram a contribuir com 11% do beneficio recebido.
- Servidor admitido até 1998 só teria direito a aposentadoria integral após 25 anos de serviço, com idade mínimo de 55 anos para mulher e 60 para homem.
2005: - Mulheres com mais de 30 e homens com mais 35 anos de contribuição poderia optar pela aposentadoria integral, mesmo antes de alcançar a idade mínima.
2012: - Alterou o calculo da aposentadoria por invalidez. A conta passou a considerar a média das remunerações, em vez do ultimo vencimento.
2015: - Elevou de 70 para 75 anos a aposentador compulsória de servidores.
2019: - Aposentadoria da iniciativa privada passou a ser calculada com base na média de todos os salários, em vez de permitir a exclusão das 20% menores contribuições.
- Extinguiu a aposentadoria por tempo de contribuição e elevou a idade mínima: 62 anos para mulheres e 65 homens.
O que a grande maioria das reformas tem em comum?Em geral tornaram mais difícil se aposentar e/ou mudaram o calculo para a maioria receber menos. Isso sem contar a falta de ajuste ou ajustes abaixo da Jotalhão.
- Ah mas isso é previdência do onrevog. Previdência privada não muda as regras.
Aham. Fala isso para funcionários da Petrobras aposentados e pergunta quantas vezes não mudaram as regras da Petros.
Conclusões:Vai sempre piorar pois a conta fechar sempre vai estar acima do bem estar social.
E se você gosta de fazer conta sobre sua aposentadoria, seja privada ou do onrevog, não perca seu tempo. Você nem sabe quais serão as regras quando você vai aposentar.
Ex:
Antes de 2003 as pessoas não se importavam para as contribuições pois o que contava era a ultima remuneração. Mudaram as regras e essas pessoas receberam menos.
Até pouco tempo a pessoa sabia que 20% das menores contribuições seriam excluídas no calculo. Mudaram a regra e a pessoa tem uma aposentadoria totalmente diferente.
A pessoa está a poucos anos para aposentar e vem um mudança e aumenta o tempo para contribuir para então aposentar.
Tudo isso aplicado muitas vezes para pessoas bem próximas de se aposentar e que não tem o fazer e que levaram a vida baseada nas regras antigas.
Portanto faça seu pé de meia ou fique a mercê de novas regras que vão surgir que ninguém sabe quais serão.