Em tempo de relações "líquidas", tudo o que mais frutificou na minha vida envolveu tempo, resiliência, dedicação, persistência, rotina.
Quando eu era adolescente/jovem, era avesso à ideia de rotina. De todo o dia fazer a mesma cosa.
Com a maturidade, entendi que a rotina é fundamental para atingir qualquer propósito perene na vida. Isso vale para todas as coisas.
Ficar com uma pessoa durante 6 meses, 1 ano, 2 anos, é mole. Construir uma relação com a mesma pessoa ao longo de 10, 20, 30 anos, é outra história. Requer muita dedicação. Mas o resultado é incrível. A solidez de uma relação duradoura dá sentido na vida e faz valer a pena toda a trajetória.
Ir para a academia por 3 meses, ou 6 meses, é mole. E a maioria das pessoas para por aqui. Tranca o plano e nunca mais aparece. Criar o hábito de ir todos os dias há anos envolve esforço. É raro o dia em que me sinto verdadeiramente motivado para sair de casa. Mas hoje, depois de anos fazendo isso, vejo o quão fundamental na minha vida foi ter criado esta mentalidade de "ir independentemente de qualquer coisa". Tá frio? Vai! Tá cansado? Vai! Tem muito trabalho? Vai igual! O resultado vem, não só na aparência, mas na consciência. Na disciplina que criamos e utilizamos para quaisquer outros propósitos de nossa vida, incluindo trabalho e investimentos.
Quanto mais envelheço, mais percebo que o grande "segredo" está na consistência. Por mais talento que vc possa ter, se não tiver consistência, dificilmente terá algum resultado. Nada resiste à repetição.