Bom dia galera. Neste tópico aqui
E a reserva de valor vem como? - Assuntos Gerais - Bastter.comeu vi alguns comentários do tipo
"Os cara não conseguem nem calcular a previsão do tempo pra daqui 1 ou 2 semanas, mas conseguem calcular a previsão do tempo para daqui a 50 anos. Não sei não hein..."
Ao quais eu respondi:
Isso se dá pois ao olhar a dinâmica ao longo das décadas, os "pequenos" efeitos locais e de curta duração que acontecem em todo lugar e a todo tempo se tornam insignificantes. Mas, ao olhar para a dinâmica daqui a 1 ou 2 dias, o "ruído" que eles geram não podem ser ignorados.
Venho por meio deste tópico dar um exemplo para a minha argumentação. Já aviso que algumas equações matemáticas irão aparecer, mas eu juro que ninguém vai precisar fazer conta e que conhecimentos prévios em matemática não são necessários. Apenas confiem em mim e sigam o texto.
Considere a função f(x) dada por:

O gráfico dela é dada por:

Complicado, não?
Da esquerda para a direita:
Ela explode, volta lá pra baixo e explode de novo, depois volta pra baixo uma segunda vez e ai parece que vai explodir, mas daí não explode, parece que estabiliza...
Seguem de alguns conceitos da matemática que quando "x" está próximo de zero, a função tende para 16/9 (olhem a expressão da função novamente e procurem esta fração).
Seguem destes mesmos conceitos que quando "x" tende para
o infinito, a função tende para -2/3 (mais uma vez, olhem a expressão da função e procurem por esta fração.
Ou seja,
mesmo a expressão sendo "complicada", compreender seu comportamento para "x" muito pequeno, ou para "x" muito grande, é fácil. O difícil, é entender o comportamento desta coisa para "x" nem muito pequeno, e nem muito grande.
Para finalizar observo que no geral, mesmo que a função fosse dada por algo do tipo:

Ainda sim, para "x" próximo de zero, a função tenderia a 16/9, enquanto que para "x" muito grande, a função tenderia para -2/3. Esses "termos do meio", que eu escondi através do "..." influenciam apenas para "x" nem muito pequeno, e nem muito grande.