peça ajuda aos moderadores

Fala pessoal,
Estou morando de aluguel já faz uns 2 anos através de uma imobiliária e sempre que foi preciso de algo tratei direto com ela. Entretanto quando era algo que precisava do envolvimento do proprietário, ele sempre vinha averiguar a situação e se realmente era de sua responsabilidade.
Já aconteceu de aparecer alguma taxa que é de responsabilidade do proprietário e eu acabei tendo que dar satisfação, isso que tinha sido validado pela imobiliária. Enfim, acabei devolvendo para ele o valor e disse que falaria com a imobiliária para não descontar mais do valor do aluguel(Não queria me estressar com isso e o valor era pequeno).
Este mês foi preciso fazer um reparo em uma parede que ficou estufada em decorrência das chuvas aqui do estado e a falta de reforma na fachada, o proprietário veio junto com o profissional para realização dos reparos e sugeriu umas ideias estranhas. Tipo, “ao final do contrato podemos fazer um contrato direto sem a imobiliária, vai ficar mais em conta para vocês ou vamos trocar a imobiliária não tenho gostado desta, não me avisou que eu tinha que pagar o IPTU”.
Pensei em três coisas e já tenho debatido com minha esposa.
Contrato direto, nem pensar. Se der algum problema vou acabar tendo que ir para justiça para resolver e nunca mais. (Tenho mais motivos, mas listei só um deles)
Troca de imobiliária, não sei dizer quais são os riscos disto, nunca passei por isso. Mas já pensei em alguns
Aumentar o valor do aluguel sem ser corrigido pela Jotalhão
Trocar algum aspecto no contrato, passando mais responsabilidades para o inquilino
Garantir mais 1 ano de aluguel
Achar outro lugar, o problema é que minha esposa gosta bastante daqui e o vamos ter um gasto significativo para se mudar.
Estou avaliando os riscos que tenho na troca de imobiliária. Alguém da comunidade saberia quais são eles? Ou negócio é sair mesmo?