Prezados foristas investidores globais, sejam bem vindos.
Gostaria de propor, neste tópico, discutirmos sobre empresas que irão atuar de alguma forma na cadeia de valor a ser gerada pela inteligência artificial.
Não trata-se de prever futuro. Não trata-se de indicar empresas. É apenas um tópico para discussão à respeito de empresas que estarão expostas à esta tecnologia, de forma à auxiliar os investidores que, sabendo da convexidade do mercado, desejem estudar empresas para avaliar se cabem em sua estratégia de investimentos.
Estudos indicam que a inteligência artificial pode ser uma revolução em termos de produtividade e ter impacto imenso na geração de valor. Alguns experts dizem, inclusive, que terá impacto maior no mundo que a própria internet.
Caso isso se realize, podemos estar à beira de um break through que trará, possivelmente, uma oportunidade única de crescimento para estas empresas por 20-30 anos.
Fazendo analogia com a internet, surgiram diversas empresas (por exemplo, a maioria das magnificent seven) que deram retornos muito bons para os investidores que desejaram se expor à maravilhosa convexidade do mercado acionário.
Num relatório (em anexo) muito, muito bom do UBS, eles dividiram as empresas que terão exposição à inteligência artificial em 3 "camadas":
A camada viabilizadora (enabling): basicamente são empresas de infra-estrutura que permitirão que a magia aconteça.
A camada de inteligência: são as empresas que desenvolvem os sistemas de inteligência artificial, sejam os modelos de linguagem de grande escala ou até mesmo empresas que fornecerão dados para alimentar os sistemas.
E a terceira camada de aplicação: basicamente quem desenvolverá aplicativos e programas, entregando isso "na ponta", pro usuário final.
Portanto, deixo o post aberto para uma discussão.
Por exemplo, na camada viabilizadora, podemos citar a NVIDIA e a TSMC como empresas que fornecem tecnologia / fabricam os chips que são fundamentais para IA.
Também podemos citar a Microsoft, que comprou o ChatGPT, na camada de inteligência.
Obs para burros: cara, se você não concorda com a discussão, se você acha que fere seus dogmas/princípios religiosos, ok, guarde pra você o comentário. Vamos tentar deixar o tópico limpo e organizado para quem quer discutir empresas / cases / tecnologia / investimentos.
Obs2: artigo recomendado para leitura:
https://www.ubs.com/global/en/wealth-management/chief-investment-office/features/artificial-intelligence/_jcr_content/mainpar/toplevelgrid_1631332_2034480029/col3/innergrid/xcol1/linklistnewlook/link.1678347934.file/PS9jb250ZW50L2RhbS9hc3NldHMvd21hL3VzL3NoYXJlZC9kb2N1bWVudHMvQXJ0aWZpY2lhbC1pbnRlbGxpZ2VuY2UtU2l6aW5nLWFuZC1zZWl6aW5nLXRoZS1pbnZlc3RtZW50LW9wcG9ydHVuaXR5LnBkZg==/Artificial-intelligence-Sizing-and-seizing-the-investment-opportunity.pdf