Este fim de semana tive tempo de navegar com mais calma no novo BS! Que trabalho espetacular, @Bastter, @Gustavo e equipe!
Algumas reflexões que terminei tendo com base nas novas funcionalidades:
LISTA CONSOLIDADA DE ATIVOS E MAPA DE DIVERSIFICAÇÃO
Essas duas funcionalidades nos reafirmam a importância de avaliar todo o patrimônio (a floresta) e não cada ativo (as árvores) de maneira isolada. Sempre fui um investidor que diversificou muito em todas as classes de ativo a ponto de que quando eu ia iniciar a investir no exterior, achar que ia ficar com um patrimônio "pulverizado"demais. Por sorte fui salvo por esses comentários do @Bastter e do @oxe em 2020!
Ver maisHoje descobri que tenho 268 ativos investidos. Isso também por ter aprendido aqui a não vender e deixar quieto aquilo que micou. Os lixos e micos que estão no fim da lista consolidada representam 0,00, 0,01, 0,02% do patrimônio e são invisíveis no mapa de diversificação. Eles fizeram parte da minha trajetória de investidor e suas perdas foram amplamente compensadas pelo ganho dos ativos que estão no topo da lista. E o topo da lista tá repleto de ativos de valor e o mapa de diversificação me fez visualizar melhor como o retorno desses ativos bons é de fato assimétrico, com aprendi com o @MarkFord.
Eu que comecei muito antes com ações e só depois com FIIs e só na pandemia com exterior, achei que ia ver só as ações no topo, mas já tem outros ativos ali, em pouco tempo, seja pelo aporte ou seja pelo retorno, já se tornando relevante na "floresta", o que coloca as chances ainda mais ao meu favor.
EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO POR CLASSE DE ATIVOS
Nos gráficos de cada classe de ativo, tem a evolução do patrimônio em diferentes períodos. Impressionante como a disciplina do aporte e o deixar quieto realmente funcionam. Algumas classes em que aportei caíram em alguns anos, mas explodiram e compensaram em outros, seja por retorno ou por questão cambial. E reforça que o que importa mesmo é aporte e reinvestir os rendimentos.
Ver mais
Ver maisTambém notei que quando você diversifica muito, como é o meu caso, em cada classe de ativo, a volatilidade, mesmo em renda variável, cai bastante. O gráfico diário, semanal e mensal são quase em linha reta e o que muda mesmo é o anual. Ou seja, o que temia ser pulverização associada a disciplina do aporte diminui a volatilidade de curto prazo, mas não atrapalha o retorno de longo prazo.
Ver mais
Ver mais
Ver maisA PRIMEIRA INFORMAÇÃO DO NOVO BS
O mais sensacional é ter o Bastter Race e #Pas no início. Eu quase não uso o BR por preguiça de monitorar minha atividade física. Mas uso muito a ferramenta de agradecimento e achei sensacional poder reler aquilo que mais aconteceu de positivo na minha semana logo que abro o novo BS. Por sinal, essa talvez seja a ferramenta do BS que mais tem me ajudado: agradecer com frequência tem se tornado um hábito e creio que isso tem me feito enxergar a vida por uma ótica mais positiva, mesmo em meio aos vários desafios que já tive esse ano.
Abraços a todos e parabéns novamente, especialmente ao @Gustavo!