Sexta-feira, uma manhã com a temperatura perto de 0°C e um clima úmido pós chuva.
7:00AM.
Enquanto algumas pessoas reclamavam do frio, outras passavam apressadas para seguirem ao trabalho ou afazeres. Eu passava ali perto, observando a rua, uma cafeteria e pensando no passeio do dia.
Logo à frente, uma esquina qualquer, um prédio em obras. Na quina da calçada, uma cena tão simples mas que trouxe vários pensamentos.
Um senhor, parado, de boina e casaco grosso. No chão, pombos e mais pombos - os quais devem viver em uma praça ali próximo. Este homem carregava uma sacola com ração para estes animais, que chegavam aos montes e o cercavam. Aos pequenos punhados, jogava o alimento.
Estava ele ali, com um rosto simpático e sorriso largo que expressavam a satisfação desta atividade.
Provavelmente deve fazer isso todos os dias, ou todas as semanas.
Comentei com a minha companheira: olha o bairro, quão agitado, quanta pressa nos passos, na velocidade dos carros, quanta preocupação as pessoas carregam, matutando problemas. Em meio a tudo isso, quanta paz transmitida em simplesmente reparar este sábio senhor.
Alguém, já vivido e aposentado, que saiu de casa a esse horário e pensou: vou caminhar uns quarteirões e dar comida às "minhas" aves.
Ah se soubéssemos aprender mais com os experientes...
...poderíamos, quem sabe, estar em uma esquina por aí.