Tenho convivido com uma dor no joelho há pelo menos 8 anos. Encontrei um ortopedista em quem confio e venho tratando com ele há alguns anos. Quando o joelho dói, vou lá, faço fisioterapia, fortalecimento, e volto a praticar esportes com pouca dor (nunca desaparece totalmente). Essa rotina tem se repetido nos últimos 4/5 anos.
Na última vez que fui ao médico, em junho, ele me recomendou a cirurgia (diagnóstico: Tendinite e patela alta. Procedimento: Retirar tecido inflamado, reposicionar a patela e injetar ácido). Como ele já me acompanha há algum tempo, minha tendência era seguir sem questionar. No entanto, resolvi procurar outro especialista.
Seguindo uma boa prática, procurei indicação de ortopedistas conhecidos, pesquisei o currículo do médico na internet e agendei uma consulta. O segundo médico fez um exame clínico que me pareceu muito bom, analisou meus exames e, embora também tenha recomendado a cirurgia, deu um diagnóstico totalmente diferente (diagnóstico: Problema no menisco. Procedimento: Artroscopia no menisco).
Marquei uma consulta com um terceiro médico para tirar a dúvida e resolver logo essa questão. Mais uma vez, fui muito bem atendido e, novamente, recebi outro diagnóstico (diagnóstico: Operar não é recomendado, pois não resolverá o problema definitivamente. Não vê problemas no menisco nos exames de imagem, embora a dor maior hoje seja no menisco. Procedimento: Injeção de ácido, fisioterapia e fortalecimento).
E agora? O que faço? Vou ao 4º médico? Como podem 3 médicos experientes, com boa formação e experiência mínima de 15 anos, darem diagnósticos tão diferentes? Existe algum serviço que ofereça um parecer de uma comissão de especialistas? Quero voltar a praticar meus esportes! Alguém pode me ajudar?