Hoje à tarde, eu, minha noiva, minha irmã, meus pais e minha avó fomos almoçar na casa do meu bisavô.
Ele tem 96 anos, mas, graças a Deus, continua lúcido e bastante ativo.
A princípio, a ideia era apenas almoçar, como fazemos toda semana (ou pelo menos a cada 15 dias), e depois cada um voltaria para o seu trabalho ou para os compromissos do dia a dia.
Acontece que ele perguntou se não queríamos dar uma volta de carro pelo bairro onde mora, na casa que foi do pai dele e, antes disso, de uma tia-avó.
Ele foi no banco da frente, contando todas as histórias de sua infância, mostrando os lugares onde brincava com seus irmãos e, de quebra, compartilhando toda a história da cidade... Foi uma verdadeira aula. Mas, mais do que isso, foi uma tarde "qualquer" de segunda-feira em que todos nós decidimos deixar de lado a correria para nos reconectarmos com o nosso patriarca, que dedicou a vida inteira para manter sua família unida e feliz.
Só tenho a agradecer por ter o meu bisavô em minha vida. Tenho 24 anos de convivência com ele, que é uma referência de respeito, generosidade, sabedoria e liderança. Não por querer ser líder ou se colocar acima dos outros, mas por sacrificar tudo pela sua família e preservar o que lhe foi deixado pelo seu pai. Sempre fazendo questão de honra-lo.
Nunca esquecerei desta tarde de segunda-feira. Que Deus abençoe o meu biso, e desejo a todos uma ótima semana.