Aproveitei um post legal do Ben Carlson, com um pensamento que resume muito meu aprendizado como investidor há quase 10 anos (seguindo, em parte, os ensinamentos daqui):
”O desempenho dos investimentos é importante, mas um pouco superestimado. Passei meus 20 e 30 anos acumulando minhas contas de aposentadoria com imposto diferido e meu fundo de emergência.
Depois, comecei a construir minhas contas tributáveis. Esta semana, estava olhando o histórico do meu saldo na corretora e percebi que houve um grande aumento no saldo nos últimos cinco anos, mais ou menos.
O mercado em alta de ações e criptomoedas certamente ajudou, mas o principal motivo para o aumento é que tenho colocado mais dinheiro nessa conta.
O efeito dos juros compostos faz a maior parte do trabalho pesado ao longo de períodos mais longos, mas o quanto você poupa tem um impacto muito maior em períodos mais curtos.
Os retornos são importantes, mas não importa o quão bom você seja em investir se você não economizar em primeiro lugar.”
“O dinheiro não pode comprar tudo, mas pode comprar conforto. O dinheiro não vai preencher todos os vazios que você tem na vida, mas pode proporcionar conveniência, tranquilidade e um pouco menos de estresse no dia a dia.
Saber que podemos cumprir todas as nossas obrigações é mais importante para mim do que alcançar um valor específico de patrimônio líquido.”
“Os "Joneses" estão sempre presentes. É impossível evitar comparações hoje em dia, quando seus amigos, colegas, conhecidos e pessoas que você segue nas redes sociais postam apenas os bons aspectos de suas vidas online.
Nunca foi tão difícil acompanhar os "Joneses" porque eles estão em todo lugar.
Eu também caio na armadilha do "ladrão da alegria", como todo mundo, mas descobri que a gratidão ajuda a manter os pés no chão. As coisas sempre podem ser melhores, mas também poderiam ser consideravelmente piores.”
("Joneses" é uma expressão em inglês que se refere ao ato de comparar-se com os outros em termos de status social, financeiro ou material. A frase "keeping up with the Joneses" significa tentar acompanhar o estilo de vida, os bens ou o sucesso das pessoas ao seu redor, como vizinhos ou conhecidos. No trecho que você trouxe, o autor usa "Joneses" para se referir a essa pressão constante de se comparar com os outros, especialmente nas redes sociais, onde as pessoas tendem a mostrar apenas os aspectos positivos de suas vidas.)
Fonte:
10 Money Revelations in my 40s - A Wealth of Common Sense