Link para o FAQ
Srs, depois de 5 anos investindo... finalmente me livrei do TOC de olhar cotação. No inicio era dificil e o processo de focar em valor aqui da Bastter.com ajudava muito a sobreviver as oscilações de curto prazo, manter o foco, esquecer as notícias etc... Felizmente olhar a cotação ate então nao veio a intervir nas minha decisoes de compra, gracas ao BS eu diria :)
Enfim, segue algumas coisas que fiz que podem ajudar quem esta no comeco:
1. Parem de olhar os sites de noticias economicas, por mais que as vezes possam vir algumas noticias interessantes (mas na verdade 95% é porcaria), sempre tem aqueles banners que informam cotação de moeda, ação etc (inevitavelmente vai ver alguma numero verde/vermelho, vai clicar e se não tiver focado, vai se contaminar)
2. Deletem os apps de ações do seu celular, sério, não serve pra porcaria nenhuma, apenas pra desvirtuar o seromano. nem sei porque adicionam isso nos sistemas operacionais;
3. Na hora da compra mensal do papel, foco no ativo q o BS mandar e foca nele também no homebroker, esquece dos outros que possam estar listados. Compra o escolhido e fecha a janelinha. job done;
4. Evitar conversas de boteco sobre preco de acao, sobe, desce, etc.. Ignore essas discussoes ou mude de assunto :)
No mais, é um processo que pra mim demorou bastante e foi melhorando aos poucos... gradualmente vocês vão perceber que o patrimonio se mantem controlado apenas com algumas analises anuais, ate que você se pega olhando mil coisas na internet, menos cotação :)
POR @acctiagoem
Outros hábitos que te ajudam a olhar parar de olhar a cotação:
- Entender que o que te enriquece é aporte e tempo.
Assim você foca no seu trabalho e não sobra tempo para ficar olhando cotação
- Praticar esportes
Além do benefício físico, ajuda a superar vícios
- O mercado não é nada
Um percentual irrisório da empresa é negociada diariamente e você usa para determinar quanto vale toda a empresa? A bolsa de ações = nada, cotação = nada: