Bom, ouvimos muito sobre não seguir mercado, não operar notícias etc....
E podemos pensar que isto só tem relação com a bolsa, mas não.
Quando eu era jovem vendia assinaturas de jornal, e um dia, ao visitar um escritório para vender assinatura ouvi algo do proprietário da empresa que nunca esqueci.
Ele se negava a assinar jornais, e ao questioná-lo sobre os motivos ele me disse:
- Eu não leio mais os jornais meu jovem, porque tenho minha empresa há mais de 20 anos, e ia muito bem. Mas aí eu resolvi começar a prestar atenção no que diziam os economistas na hora de tomar decisões sobre a minha empresa, se o jornal dizia que a economia ia bem ou mal eu comecei a decidir com base nisso, com base no que os economistas falavam do mercado.
Também comecei administrar minha empresa tendo em mente o que diversos administradores falavam nos jornais.
- Foi uma tragédia, quase perdi minha empresa, e só consegui me levantar novamente quando voltei a fazer o que eu fazia sem ficar me preocupando com o que jornal falava da economia.
Por este motivo não vou assinar nenhum jornal.
Saí de lá frustrado pela perda da venda, mas fiquei refletindo sobre o que ele disse desde então, e quanto mais o tempo passava, mais sentido fazia.