Cabeça de Nego 1986 (449/500)
João Bosco
MPB Samba
E quem veio de longe atravessou raio e trovão
Pra cair no samba e receber a vibração
A combinação da voz e da maneira de usá-la, do violão e sua batida única, das harmonias e melodias, somadas à verve do maior letrista da música brasileira, Aldir Blanc (ao lado de Chico e Paulo César Pinheiro) sempre me comoveu e cativou. É ouvir e se deixar levar numa escuta ativa, que entrega mundos e personagens conhecidos, embora embalados em beleza e poesia: o viril-fuzileiro que abandona a farda pra virar cambono no terreiro de uma morena sensacional e venenosa; Zesus*, filho de Maria e homem da ciência que zombava da umbanda, foi fazer uma pesquisa num terreiro e azuretou pela morena e orixás. João do Pulo, atleta olímpico do salto triplo que teve a perna amputada. O rei escravizado que tem na música sua esperança; a Preta velha cheia de axé que bate pé, bate colhê e levanta pó.
Difícil demais falar sobre um disco que contenha a canção Da África à Sapucaí. Aqui ritmo e melodia vão crescendo até o arrebatamento final. Linda, forte, resistência, ascensão. Se existem músicas que antecedem revoluções, como algumas do RATM e Racionais, essa certamente é uma delas.
1 . Bote Babalú Pra Pular No Pagode 8/10
2 . Droba A Língua (Boto Cor-De-Rosa Em Ramos) 9/10
3 . Cabeça De Nego 8/10
4 . Quilombo / João Do Pulo 10/10
5 . Samba Em Berlim Com Saliva De Cobra 9/10
6 . João Balaio 8/10
7 . Da África À Sapucaí 10/10
8 . Odilê, Odilá 10/10
* Minha vida toda ouvi, entendi e cantei Zesus como uma maneira carinhosa de Jesus. Infelizmente um dia descobri que era Zé Zuza, o que não me impediu de continuar escutando Jesus pesquisador q foi ao terreiro e pirou nos atabaques e no balaio macio da morena….
Odilê, Odilá: “uma linha do tempo vertiginosa da trajetória do negro desde a origem africana, sua diáspora, sua dura reconstrução, até a praça em que os dois amigos o encontraram encarnado na baiana: estão lá a travessia do oceano, o gueto do Harlem, o sincretismo das religiões africanas com o catolicismo, a romaria e, finalmente, o samba.”
Gênero: Samba, Samba-choro, MPB
Para quem gosta de: Não tem ngn parecido
Ouça: Da África À Sapucaí, Odilê, Odilá, Droba A Língua (Boto Cor-De-Rosa Em Ramos), João Do Pulo
Essential: a masterpiece of Bastter music
Minha nota: 10/10
#FicandoForaDoMercado
Ver mais detalhes e avaliar