37 Riscos dos planos de aposentadoria precoce e de parar de trabalhar comentada em 30/09/2024 13:19 #PAS Bastter em 27/09/24 9:10 comentada em 30/09/2024 13:19 Claro que não estou falando de quem juntou 30 milhões- Risco da longevidade - o dinheiro acabar antes da vida acabar (MUITO comum)- Risco da inflação - progressivamente ter de ir baixando o nível de vida - MUITO comum em idosos- Risco das previdências - Pagam cada vez menos e todas tendem a 1 salário mínimo, seja pública ou privada. (Não estou falando de exceções)- Riscos de mercados - Mercado de ações em queda por longos anos, etc.- Risco de Governos - Confisco de dinheiro, caos econômico, etc.- Risco de Juros - Flutuações de juros prejudicarem a poupança.- Risco de Murphy - Tudo da errado justamente na hora que você precisa mais.Não estou falando que não possa parar de trabalhar e a busca da Tranquilidade Financeira é justamente para não precisar trabalhar mas se manter ativo porque é mais saudável. O que estou falando é sobre continha de vou me aposentar com X aos Y anos. A chance de dar certo e não passar sufoco em algum momento se não for 30 milhões é quase zero.