Senhores (tem senhoras por aqui também? sou recente por aqui e não lembro de ver mulheres no site).
Amigos, como recomendado li muitas vezes o roteiro do iniciante e alguns livros disponibilizados, principalmente a Filosofia Bastter, cheguei então a um planejamento e gostaria de ver os conselhos e porradas da comunidade.
Pelo meu perfil, eu setei minha carteira recomendada em 60% em renda fixa, 20% em ações e 20% em stocks.
Atualmente ela está assim: 70% renda fixa, 12% ações, 15% FIIs e 3% ETFs e BDRs
Como podem ver, eu vou manter os FIIs mas sem reaplicar mais neles por enquanto, então coloquei 0% de objetivo nele no Bastter System
(BS). Tenho um pouco em IVVB11 e HASH11 e vou manter também (sem aportar mais), queria deixar 1% do meu patrimônio nesse ETF de cripto (é uma quantia bem pequena, sabendo dos riscos de perder tudo) e tenho 2 BDRs que vou vender e migrar para stocks que por enquanto estou pendendo a escolher como corretora o Banco Inter (já tenho conta nele, mas não o uso como banco principal).
Estudando as empresas, vendo os pilares de lucro consistente, dívida não muito alta, ações ON, eu selecionei 18 ações e 16 stocks. Das ações eu já tenho investido em 12 delas, então manterei e comprarei apenas 6 das novas. Somando as stocks que não tenho nada investido, seriam 22 novos ativos a comprar.
A metodologia que bolei para os aportes, mesmo sabendo que a filosofia Bastter recomenda aportar todo mês em apenas 1 ou no máximo 2 ativos, eu pensando e refletindo achei melhor todo mês comprar todos os ativos, ou seja, em vez de ir aplicando 2 ativos por vez valores maiores, prefiro ir aplicando nos 22 ativos por mês valores bem pequenos e fazendo sempre preço médio até chegar na proporção que escolhi no Bastter System. No longo prazo sei que vai dar tudo na mesma, mas no curto prazo acho mais sensato, e sim, sei que vai me dar mais trabalho porque em vez de comprar 1 ou 2 ativos e ir embora, eu vou ter que comprar todo mês 22 ativos hahahah.
Aqui chego em meu objetivo de postagem, que seriam concelhos sobre o quanto eu defino de tempo de agora até chegar na proporção almejada.
Tenho em mente chegar em 12 à 15 meses no objetivo final e dali em diante ir aplicando em 1 ou 2 ativos ao mês segundo as indicações do BS, e estou mais pendente a escolher 15 meses, ou seja, eu já tenho o valor aplicado na poupança, vou dividir esse valor total a se aplicar por 15 e todo mês eu pego essa parcela que representa 1/15 do aporte total + dividendos (que calculo ser uns 20mil por mês para terem ideia de grandeza, tenho que dar essa grandeza porque se não vão chegar na voadora falando: "Você vai pegar 1 mil no mês e dividir por mais de 20 ativos, vai comprar 40 reais de cada! hahahahh).
Após o longo texto, não reclamem do tamanho, quem reclamar é preguiçoso hein, quero bons concelhos e isso necessita de uma explicação completa.
Resumindo o que gostaria da comunidade seria
primeiro saber qual um prazo razoável para chegar no meu objetivo de aportes, e
segundo se tiverem
recomendação de boas corretoras para aplicar em stocks (não queria usar nenhuma corretora estrangeira não, prefiro uma corretora com suporte em português, eu não tenho a paranoia de que o governo vai um dia sequestrar meus bens se eu deixar numa corretora brasileira).
Sem mais, abraços novos amigos.