Deixa eu te contar uma coisa: já fui aquele cara que olhava o home broker a cada cinco minutos, achando que ia "prever" o mercado. E olha, deu ruim! Resultado? Um burnout daqueles nos investimentos. Mas não foi só isso: sempre me matei de trabalhar, dando 200% em cada empresa que atuei, ao ponto de esquecer de mim – família, amigos, saúde e lazer ficavam em segundo plano. O que veio depois? Um burnout profissional e pessoal. Estresse, dor de cabeça e até crise de ansiedade me pegaram de jeito.
Foi aí que resolvi pedir ajuda. E, claro, comecei a aplicar a
#PAS de forma mais consciente (apesar de pensar que já o aplicava há anos), não só nos investimentos, mas em tudo na minha vida. E adivinha? As coisas mudaram, irmão!
Paciência: Nem na academia ganho músculos (ou abaixei minha pressão) em uma semana...Na academia, ninguém levanta 100 kg no primeiro dia. Então, por que diabos eu achava que ia virar um Warren Buffet da noite pro dia? E pior, por que me dedicava mais às empresas do que os próprios donos? Aprendi que paciência é treino. Assim como no supino, os resultados – na vida e nas finanças – vêm com consistência e tempo.
Quando parei de me preocupar com o que eu não posso controlar, o estresse começou a evaporar. Meu home broker ficou em paz, e minha pressão arterial também deu uma sossegada.
Aporte: Se vale pro corpo, vale pro bolso!Aí vem outra lição: constância é o segredo. Não adianta nada ir pra academia uma vez e esperar ficar maromba. Com investimento é igualzinho. Agora, faço meus aportes todo mês sem nem pensar muito. É tipo aquela série de burpees que eu detesto, mas faço porque sei que o futuro vai agradecer.
Sofrimento? Só o necessário!Não vou mentir, o sofrimento faz parte. Tanto nas finanças quanto nos treinos (e na vida, né?). Tem dia que a ação despenca (mas nem acompanho mais, graças a Deus), e tem dia que eu mal corro 5 km. A vontade de largar tudo aparece. Mas daí eu lembro, se eu sobrevivo ao sofrimento de um treino pesado, sobrevivo aos infortúnios da vida.
Aprendi que a cabeça muitas vezes luta contra a gente, mas se a gente souber a quem dar ouvidos (aquele bom e velho foco no longo prazo), fica tudo mais fácil.
ConclusãoEntão é isso. A #PAS não só tem me ajudado em meus objetivos financeiros, mas também deu uma acalmada nos meus nervos. Hoje, minha vida está mais leve – tanto no bolso quanto nos indicadores de saúde. E olha só: estou fazendo 133% mais atividades físicas que no ano passado, segundo o Bastter System! Isso, pra mim, é uma vitória monstruosa.
Ah, e se pintar o estresse de novo? Corro. Literalmente! Porque paciência, aporte e um pouco de sofrimento são o combo perfeito pra vencer em todas as áreas da vida.
Bora nessa!

Ver mais