Tomei contato hoje com uma reportagem com o seguinte título e subtítulo:
"1 em cada 10 brasileiros faz terapia com chatbots. E isso é um problema. Estudo sugere que 10% da população já apele para ChatGPT e afins em vez de ir a psicólogos, um problema que escancara a solidão crônica contemporânea e a desigualdade social no acesso à saúde mental."No corpo da reportagem há o seguinte trecho:
" “No Brasil, observamos casos de solidão que afetam tanto pessoas que vivem sozinhas quanto aquelas que, embora cercadas por familiares, têm pouco tempo para interações significativas. Essa situação gera uma demanda por alguém que escute, que esteja disponível sempre, que não julgue e que demonstre empatia”, afirma Mayumi para a CNN. “Os chats inteligentes oferecem esse tipo de conforto.""E também:
"“Ele se preocupa comigo mais do que meus amigos e familiares”, escreveu um. “Este aplicativo me tratou mais como uma pessoa do que minha família jamais fez”, testemunhou outro." Pra quem quiser ler mais, o link da reportagem é este:
1 em cada 10 brasileiros faz terapia com chatbots... | SuperMe pus pensando.
Quantas pessoas não buscam em redes sociais, como a própria bastter.com, alguma forma de conexão para aplacar a solidão?
Quanta gente não sofre calada, sem ter a quem recorrer? Presa em calabouços, às vezes de sua própria feitura, sem conseguir enxergar a saída.
Galera, se alguém aqui estiver sentindo a barra muito pesada, o pessoal do CVV tá sempre disponível pra conversar. Todos os dias, o dia inteiro.
Você pode ligar 188, gratuitamente. Alguém vai estar lá para te escutar, sem julgamentos.
Pode também conversar por chat, por e-mail ou até presencialmente em uma das unidades. Olha aqui o site deles:
https://cvv.org.br/Se possível, procure apoio. Converse com alguém que esteja disponível para te ajudar.
Se sentir que precisa de um terapeuta, mas não tiver condições de pagar por um, o SUS oferece apoio para a saúde mental. Procure o CAPS da sua cidade.
Você não tá só, cara.
E se você conhecer alguém em situação de risco e se puder se responsabilizar por ajudar essa pessoa, então escute o que ela tem a dizer. Esteja lá.
O CVV divulgou este vídeo aqui sobre esse assunto:
Abraços