Livro Literatura e Ficção
Ressurreição
Machado de Assis
"Ressurreição é o primeiro romance de Machado de Assis, e publicado em 1872.
A história começa com Félix, homem que tem um relacionamento com Cecília por um período de seis meses (segundo ele próprio, uma paixão não poderia passar de um semestre). Abandona a namorada. Viana, seu amigo, apresenta sua irmã Lívia pela segunda vez (a primeira tinha sido rápida, menos de 5 minutos), uma bela mulher, viúva há dois anos. Eles começam a se relacionar como amigos, enquanto ele, o Doutor Félix, médico, se enamorara pela jovem viúva. O tempo foi passando, e ele cada vez mais apaixonado por ela. Félix finalmente declara-se, porém de forma indireta. Começam a viver um amor secreto, escondido às vistas da sociedade. Porém, vários conflitos passam a ocorrer devido ao que aconteceu com Lívia, mas o romance começa a ter vários obstáculos então Félix pede a viúva em casamento ela aceita mas a viúva então descobre que Raquel também e apaixonada por Félix mas a inocência da menina a faz desistir do amar Félix pelo bem do coração da viúva."
Provavelmente o pior romance do Machado, do jovem Machado, mas já podemos notar traços do estilo do autor durante a leitura. Ele adota os clichês românticos da época e escreve uma narrativa linear. O perfil psicológico dos personagens é bem desenvolvido, apesar da personalidade de Lívia ser irreal.
Vale a leitura pelo estilo e para quem queira acompanhar o desenvolvimento do nosso maior escritor, que, nas palavras de Luciana S. Picchio, é uma ilha na literatura brasileira.
Ver mais detalhes e avaliar