20 FIV: Embriões excedentes comentada em 05/11/2024 12:12 Saúde e Esportes Florinda em 15/10/24 9:04 comentada em 05/11/2024 12:12 Olá! Alguém já passou pelo processo de FIV e após sucesso na implantação do embrião deixou os remanescentes congelados? Em 2012 após alguns anos tentando ter filhos o médico nos relatou que a única solução poderia ser a FIV então nos submetemos à ela. Ocorre que no tratamento foram gerados 07 embriões e implantamos 01 que hoje é uma criança de 11 anos, pagamos uma grande quantia pelo tratamento e pelo congelamento dos embriões excedentes, na época não nos foi dada a opção de fertilizar somente a quantidade exata a ser transferida ao útero, nem sei se isto é possível hoje. Dois anos e sete meses depois quando estávamos pensando em voltar à clínica para tentar implantar outro embrião veio nossa segunda bebê naturalmente. Nesta semana a clínica entrou em contato perguntando se ainda vamos usar os embriões, manter o congelamento (o valor da anuidade cabe no nosso bolso), descartá-los, doar para pesquisa ou doar para um banco de embriões para adoção. Sabíamos destas possibilidade no início? Sim sabíamos, até assinamos um termo onde falava sobre tudo mas depois deste tempo criando crianças minha percepção e sensibilidade mudaram e vejo que as possibilidades que não sejam a de implantar os embriões me parecem cruéis pois para mim eles são vidas e a possibilidade de meus filhos serem criados por outra pessoa no caso da doação dos embriões também me assombra. Não tínhamos mais planos de aumentar a família pois implicaria em consequências financeiras e também porque somos um casal de 51 (marido) e 45 (esposa). Hoje agradeço imensamente pelas minhas filhas mas confesso que o sofrimento e angústia que passei na tentativa de ter filhos foi infinitamente menor do que o deserto que estou passando agora: o de definir o destino de 06 vidas. Sei que a decisão é apenas nossa mas gostaria de ler as opiniões de quem já passou por isso.