Link para o FAQBom, estamos no menor patamar de juros(SELIC) da história 3% em maio de 2020, tendo inclusive, em alguns momentos, juros reais negativos. Me lembro que há alguns anos quando a Suíça e a Alemanha passaram a ter juros reais negativos achávamos que isso era coisa de outro mundo e que nunca veríamos no Brasil.
Essa taxa SELIC está descolada dos juros de longo prazo pois o mercado não acredita que ela permanecerá assim, nós aqui da Bastter não praticamos ORUTUFlogia e acreditamos apenas no que tem na pedra (preço não importa!).
Contudo, com os juros permanecendo onde estão ou subindo a renda fixa continua fazendo sentido na carteira do investidor e vou tentar trazer aqui algumas das razões:
1- Ter liquidez, no sentido de não ficar refém da marcação a mercado de ativos. Todos temos que ter a reserva de emergência creio que vocês saibam disso (afinal falamos isso todos os dias!). No entanto, é bom que sua renda fixa vá além da RE: o investidor pode querer comprar algo. Afinal a gente investe para ficar mais tranquilo e ser feliz, assim, comprar algo que vc deseja ou sonha muito pode te deixar mais satisfeito: imóvel, carro antigo, viagem, etc.
2- Renda variável não tem prazo. Sendo assim, qualquer projeto com prazo, imóvel, casamento, dentre outros, exige que você invista em algum ativo de renda fixa. Tesouro IPCA com vencimento próximo ao prazo ou Tesouro SELIC.
3- Se proteger da própria burrice: você vai errar com renda variável, VAI ERRAR, a questão é quando e como? Diversificar impede que esse erro te detone e diversificar em renda fixa protege ainda mais pois, errar com renda fixa é bem mais difícil. Renda fixa ajuda a manter a calma em momentos de alta volatilidade do mercado o que te impede de fazer besteiras na renda variável também.
O que NÃO é motivo:
Reserva de oportunidade! Por que? Simples, as chances de vc acertar o timming comprando nos momentos de mais baixa do mercado é muito pequena e o custo de oportunidade de ficar fora do mercado é alta demais. O nível provável de captura de oportunidade pelo pequeno investidor é realizado pelo Bastter System que te manda comprar aquilo que está mais distante dos seus objetivos, ou seja: se sua ação/FII/stock caiu e a renda fixa não, ele vai te mandar comprar a ação/FI/stock, o importante nesse ponto é investir em ativos de valor.
Aahhh, mas os bilionários não tem renda fixa. Isso é um mal entendido maluco sobre os bilionários, eles tem sim, normalmente só ativos de curto prazo, SELIC/CDB/Bills mas tem, sabe por quê? Eles recebem os dividendos e não reaplicam imediatamente, a diferença é que normalmente um pagamento de dividendos que esses caras recebem é o bastante para um ser humano médio viver a vida toda, então, eles não consideram aquele dinheiro em caixa um investimento, mas sempre tem em renda fixa/caixa o bastante para alguém viver em paz por 100 anos (aposto que é mais do que a sua RE).
Rentabilidade não é e nunca foi o motivo para investir em renda fixa buscar ativos que pagam 120% do CDI continua sendo sardinhice porque no final, a não ser que vc seja bilionário, a diferença será tão pequena que não deve chegar aos 13 reais. E se vc é bilionário, qual é o seu problema mesmo?
100% renda variável não é questão de perfil, é simples imprudência.