A história é a seguinte:
Em meados de 2016 próximo do meu casamento, meus sogros tinham um terreno e fizeram uma permuta. O que eles queriam era permutar por 2 apartamentos, sendo um para cada filha. Ocorre que, na negociação, o terreno só foi suficiente para 1 apartamento e o valor correspondente a metade de outro.
Como eu tinha maior renda comprovada na época, a irmã da minha esposa recebeu 1 apartamento, minha esposa a metade do outro e conversaram comigo na época para eu assumir o financiamento da outra metade. Acabei aceitando e assumi o financiamento.
Além disso, combinaram com ela que, quando pudessem, iriam dar o valor da outra metade a ela e, enquanto isso, já que a irmã da minha minha esposa ainda não iria morar nele, dariam o valor do aluguel do outro apartamento a ela para ir abatendo do valor.
Por demora na negociação e questões legais, o financiamento saiu apenas no início de 2018. Seguindo os ensinamentos aqui do site, como a dívida estava em meu nome, tentei quitar o mais rápido possível, conseguindo no final de 2020.
Nesse período, transferiram a ela parte do valor do aluguel do outro apartamento. Apenas parte porque uma parte foi usada para quitar IPTU e condomínio do outro apartamento, por essa demora na negociação.
Por algum motivo, eles descobriram que a gente quitou o apartamento rápido, acredito que minha esposa tenha comentado e eles pararam de transferir o valor do aluguel do outro, mas ainda falaram que quando pudessem iriam acertar com ela o valor restante.
Vejo que atualmente eles teriam condições de pelo menos ir abatendo o valor com ela, pois compraram casa na praia entre outros gastos considerados supérfluos. Além disso, a irmã dela vendeu recentemente o apartamento, o que poderia ser uma oportunidade para acertar o valor com ela, mas ninguém conversou com ela sobre isso.
Não entendo muito dessa parte jurídica sucessória e de doação entre pais e filhos se prescrevem etc., mas imagino que sim.
Na opinião de vocês, acham que devo conversar com ela para alertá-la a fim de resolver a situação? Ou devo ficar fora disso pq pode dar confusão? As vezes penso que posso ter prejudicado ela por ter quitado rápido o apartamento e eles terem parado de transferir o valor...