Bom dia, pessoal. Começando a semana com polêmica no site.
No artigo abaixo, SIT LESS MOVE MORE, tem uma idéia muito interessante sendo apresentada: uma pessoa que frequenta a academia 3-5 dias na semana, fazendo lá sua 1h de musculação/ aeróbico, pode ser considerada sedentária, dependendo do seu nível de atividade física do resto do dia, que geralmente envolve muito tempo SENTADO.
O resumo da ópera é que o estilo de vida do "1º mundo" hoje em dia é extremamente sedentário, muitas atividades de casa não são mais físicas, muitos trabalhos não são mais físicos, e muitos hobbies não são físicos. Então, uma pessoa pode fazer 1h de exercício e isso não ser suficiente para balancear as outras 23h que a pessoa fica mais parada (sentada ou deitada).
Exemplos interessantes da vida atual que mostram como nosso dia a dia é parado:
1. Muitos trabalhos 'de escritório' em que tudo pode ser feito apenas pelo computador e celular.
2. Aplicativos de delivery de comida
3. Aplicativos de delivery de compras de mercado/ farmácia
4. Aplicativos de transporte
5. Homeoffice que tira até a necessidade de pelo menos se locomover até o trabalho.
6. Excesso de opções de entretenimento em telas (streamings e youtube) na TV ou celular
7. Até hábitos saudáveis como leitura e estudo são geralmente feitos sentados.
8. Eletrodomésticos cada vez mais automáticos e pra diversas funções
Tem dois exemplos que eu acho bem interessantes:
1. Seu avô levantava do sofá até pra trocar de canal, e vc não levanta nem pra fazer as compras do mês.
2. Vamos pegar um mesmo cargo de uma profissão: uma secretária por exemplo, há 40 anos provavelmente andaria bastante no escritório em que trabalhava levando pastas e documentos entre salas e auditórios. Os mesmos documentos hoje são entregues via email sem levantar do computador.
E isso não é uma coisa ruim, pelo contrário. Pára pra pensar que se você vivesse 300 anos atrás, pré revolução industrial e pré revolução verde, provavelmente você gastaria boa parte do seu dia lavrando o campo, não teria tempo de aprender nada, bem capaz de toda sua família ser analfabeta, sua esposa gastaria horas por semana lavando roupas à mão, e se o inverno desse ano fosse rigoroso, a safra seria pequena, você sofreria com falta de capital e com a falta do próprio alimento... antigamente as pessoas tinham fome pq não existia a própria comida, não pq não tinham dinheiro pra comprar comida.
Porém, com excesso de tempo livre e de facilidades, nosso corpo que é o mesmo há 10mil anos, não se dá bem. Esse excesso de tempo parado vem sendo relacionado à doenças cardiovasculares, resistência à insulina, obesidade, perda de densidade óssea, perda de massa muscular.
E o ponto pra finalizar é que uma vida ativa é muito importante, quiçá até mais, que um exercício diário.
Pelo que vi, o recomentado da OMS é que abaixo de 5.000 passos diários, é sedentário, e acima de 12.500 seria muito ativo. Entre esses 2 valores seria o ótimo.
https://www.nature.com/articles/s41569-021-00547-y
obs: escrevi tudo isso sentado, olha aí a ironia ahaaha