Caros colegas,
Meu filho está com 5 anos e é TEA, nível 2.
Seguem algumas orientações que ajudam, mas muitas pessoas não sabem.
.
1 – FREMEC (companhias aéreas brasileiras)
. acompanhante de passageiro com TEA possui 80% de desconto na passagem que tem como partida o Brasil.
. GOL e LATAM funcionam muito bem. Meu filho tem o FREMEC da AZUL, mas eu nunca voei com ele por lá.
. já ouvi falar que a American Airlines e a Copa também possuem FREMEC, mas eu nunca fui atrás.
. o FREMEC deve ser renovado a cada ano.
.
2 – Isenção de IPI em carro zero
. se vc for comprar um carro e colocar no nome do seu filho, vc consegue isenção de IPI, para carros até 120k (eu acho). Essa lei vive alterando o valor, então verifique quando for comprar
. PS: nunca usei esse benefício, porque nunca comprei um carro zero.
.
3 – Isenção de IPVA
. se o carro estiver no nome do seu filho, vc consegue isenção do IPVA.
. limitado a apenas 1 carro.
. PS: quando meu filho foi diagnosticado, eu transferi o carro para o nome dele e consegui a isenção.
.
4 – Colar de identificação
. sempre interessante que seu filho esteja com o colar de identificação TEA.
. como o meu filho não aceita usar adereços (colar, boné, fone, etc), quem usa um colar sou eu mesmo com a escrita: SOU PAI DE AUTISTA. Isso faz com que as pessoas sejam mais atenciosas e gentis, principalmente em restaurantes, filas de padaria, supermercado, etc.
.
5 – Estacionamento em vaga de deficiente
. é possível tirar o cartão de vaga especial para pessoas com TEA.
. isso é muito importante, porque meu filho tem uma certa restrição na mobilidade. Então, quando existem vagas próximas da entrada de deficiente, nós conseguimos utilizar.
. PS: eu só utilizo esse benefício quando ele está comigo no carro.
.
Outros colegas que possuem algum TEA na família podem compartilhar outras dicas.