Link para o FAQBode do Bastter > #112 - Quarentena ou Capivara?PodeBastter > #55 - Entrar e (NÃO) Sair de empresas segundo CleitonAntes de tudo tenha muita calma.
Cuidado para não entrar no histerismo de girar o patrimônio e nunca acumular nada. Veja se você está fazendo isso estudando aqui:
#PAS > FAQ > Girar PatrimônioVamos para algumas considerações:1) Sair de empresas boas precipitadamente, causa muito mais dano ao patrimonio do que demorar a sair de empresas ruins.
A saída antecipada de uma empresa ainda boa, é pior que ficar mais de tempo numa empresa ruim.
2) Se você é sONcio de boas empresas, você vai ganhar MUITO mais nas que tiver dúvida e nao sair e depois ela continuar boa, do que vai perder nas que piorarem e você ficar mais tempo.
3) Você vai errar nas suas análises, por isso, o prejuizo de sair afobado das boas é bem pior do que ser conservador, mesmo que fique mais tempo do que deveria nas ruins.
4) Cada um tem que criar seu critério pessoal, mas é muito melhor os que optam por nunca sair do que aqueles que ficam girando a carteira a cada trimestral ruim.
Analise como sONcio, são empresas, não é renda fixa. Faz parte de todo negócio ter períodos instáveis e ruins, nada cresce pra sempre, mas isso não tem nada a ver com se tornar uma empresa ruim para o sONcio.
Até potencias mundiais como Apple e Amazon já tiveram balanços ruins.
5) Esqueça, você não vai saber antes de todo mundo que sua empresa vai piorar, não seja ingênuo. Se a empresa que você ficou sONcio falir, obviamente que vai perder, aconteceria o mesmo se você ficasse sONcio do seu cunhado na padaria dele que fechou.
A única coisa que reduz essa perda é a diversificação.
6) Diversifique o máximo que você puder em boas empresas, não tem límite, desde que sejam empresas que preencham seus critérios de ser sONcio, quanto maior a diversificação menor será o risco.
Se você está muito preocupado com uma empresa é porque sua diversificação está baixa.
7) O mundo vai te induzir a girar sempre, tenha ciência disso, você terá que resistir. Por isso, olhe apenas os Balanços anuais.
Obs: Uma exceção a tudo isso é quando a empresa anuncia fechamento de capital (OPA). Aí deve-se sair a mercado porque a empresa não deseja mais minoritários e vai sair da Bolsa. Se póssível e estiver no lucro, venda menos de 20K no mês para ter isenção de Imposto de Renda.
Mesmo que uma empresa lance UNITs não é razão absoluta para sair. Pode apenas não comprar mais se quiser. Recentemente a TIET lançou UNITs e depois voltou para o Novo Mercado.
Após muito estudo e discussões sobre o assunto, a conclusão atual que sempre pode ser modificada é a seguinte:
1 - Diversificação em Valor
2 - Não vender a não ser fechamento de capital
3 - Deixa o Tempo agir
4 - Usa o Freio do BS que coloca em quarentena automaticamente onde são feitos muitos aportes
5 - Capivara que é deixar num canto sem comprar coisas exdrúxulas como UNITs ou empresas realmente MUITO RUINS que carrega de quanto ainda não sabia analisar nada.
Os lucros são o que definem

Vejam nos exemplos abaixo, alguns estudos que mostram tudo isso acima:

Se você acha que ninguém iria sair da RADL, garantimos que muitos sairam.

Aqui vemos a importancia da diversificação:
Vídeos e links para estudo:
Sair de Empresas - Discussão com o que sabemos hoje - Ações - Bastter.comSair de empresas ruins, calma pessoal - Ações - Bastter.comPorque deve-se sair de empresas devagar - Ações - Bastter.comSair de Empresas - Ações - Bastter.comSair de empresas - seja conservador - Ações - Bastter.comSair de empresas ruins, calma pessoal - Ações - Bastter.com