Em 2019, precisava fazer uma compra urgente e não tinha cartão com limite suficiente, então fiz um cartão cujo limite de crédito é dado por meu próprio depósito em dinheiro numa aplicação cuja rentabilidade era 100% do CDI. Após a compra, que foi parcelada, fui pagando e deixei o dinheiro parado na aplicação com o objetivo de não dever mais do que posso, porque tinha a tendência de me enrolar com cartão de crédito.
Mês passado, a aplicação venceu, e eu nem sabia que tinha limite de prazo. O Banco resgatou e replicou, agora com 80% do CDI de rentabilidade e observei que o valor bruto da aplicação agora é menor do que há dois meses. Não procurei saber o motivo, mas creio que seja porque ao resgatar, foi cobrado o imposto de renda e ao reaplicar, foi reaplicado o valor líquido, cortando o efeito dos juros compostos.
Em tempo: vou continuar com o valor aplicado porque eu continuo aquela criatura que se enrola com limite de cartão e me sinto confortável assim com esse colchão enquanto puder mantê-lo.
Estou postando somente pra dar um exemplo real (não tenho certeza de que foi isso, mas é a única explicação plausível) de como o Bastter está certo ao alertar sobre essas armadilhas de rentabilidades de renda fixa de curto prazo que cortam os efeitos dos juros compostos no longo prazo.