Preparem-se! Wall of text
Sou neto de 4 avós analfabetos e filho de dois pais batalhadores que conquistaram a vida com humildade, trabalho honesto e com #PAS. Meu pais saíram do agresta bahiano deixando os pais lá para tentar a vida em São Paulo, trabalharam de doméstica, ajudante, cabeleireira, tanoeiro, etc. Meu pai foi o primeiro mecânico de uma empresa, com o tempo tornou-se o gestor da equipe e trabalha lá há mais de 20 anos e aposentou-se recentemente. Meus pais nunca fizeram dívidas.
Conheci minha esposa ainda no ensino médio, namoramos desde os 17 anos, sendo 6 à distância enquanto estudávamos, hoje temos 29, ainda sem filhos. Meus primeiros empregos foram na base da indústria como operador, cursei engenharia e me identifiquei com a profissão, acho que o how-it-works me fascina. Eu e minha esposa tínhamos alguns sonhos em comum e construímos juntos a casa em que moramos, eu me propus a testar minhas competências técnicas ali e nós adoramos o processo, o mestre de obras era pastor, foi um projeto transformador para nossas vidas.
Atualmente sou engenheiro de vendas em uma multinacional americana localizada aqui minha cidade natal (minha familia mora aqui também), era meu sonho trabalhar lá e eu vivi esse sonho. Trabalho lá desde 2015 quando entrei como estagiário num processo seletivo muito concorrido, acontece que trabalhei com excelente pessoas por anos e com um trabalho que eu gostava muito, porém a lucratividade da área não estava bem e rolando alguns desinvestimentos da companhia, me senti desvalorizado com o tempo. Com isso, mudei de setor quando me casei, há 02 anos, e acabei me deparando com pessoas com diversos problemas financeiros estruturais e com valores diferentes dos meus. "escravos da dívida" muitas vezes.
Estou ganhando peso neste processo e agora já estou obeso. Entrei na terapia há 01 ano para buscar ajuda e estou melhorando. Um colega de trabalho (excelente pessoa) ficou afastado por burnout recentemente.
Meu chefe atual acredita e fala isso para o time durante algumas reuniões:
"Que falta faz uma mega sena na vida de um homem". Nosso trabalho é difícil, aprendi muito lá, porém perdi a conexão mesmo sendo um trabalho honesto e digno.
Minha esposa é advogada, tem o próprio escritório, ama o que faz e sente propósito no que faz, além de uma excelente renda. Nunca fizemos dívidas, atualmente temos casa, carro, moto, e uma boa reserva financeira, suficiente para 3 anos, caso ela também perca a renda.
Estou fazendo um curso de corretor de imóveis (fui ver se eu gostava da área), estou trabalhando algumas locações de clientes da minha esposa, pretendo trabalhar vendendo imóveis e também construindo lares para famílias que não tem tempo e não possuem habilidade para construir, futuramente montar uma imobiliária com a minha esposa, quem sabe. Recentemente a empresa que trabalho anunciou retorno ao sistema presencial, ela acha que essa é a "deixa". Estou muito confuso, pois trabalhar ali era meu sonho e sinto que já não pertenço lá e agora estou vivendo aquele dilema de trocar o certo $ pelo duvidoso.
Entretanto, tenho dúvidas se essa profissão faz bem para as pessoas, visto que muitos entram em dívidas, inclusive consórcios, para comprar imóvel, e às vezes compram para ter status. Também gosto muito de carros, mas não me vejo vendendo carros financiados para as pessoas. Talvez se eu vendesse alguns toyota à vista, OK, mas é utópico kkk. Queria ter uma vida mais livre.
"O melhor escravo é aquele que se propõe"
E aí?