Esses dias comprei um produto na Amazon que chegou danificado.
Solicitar a troca foi bem simples e não gerou nenhum custo adicional. Porém, por algum motivo, mandaram novamente o exato mesmo produto danificado que eu havia recebido antes.
Solicitei a troca novamente, explicando a situação. A solicitação, no entanto, foi negada.
Acionei o atendimento via chat. A atendente foi muito gentil e, prontamente, trouxe uma solução que me foi satisfatória: Recebi um vale presente com o valor igual ao produto original, e não precisei devolvê-lo. Inclusive ela agradeceu por ter informado do problema, explicando que é algo recorrente e que já estão tratando.
Também já tive uma experiência muito similar no mercado livre, com um resultado igualmente satisfatório.
Essas duas experiências me fidelizaram ainda mais como cliente deles.
Tudo isso deixa algo muito evidente: você não vai lucrar em toda venda... e não tem problema! Uma boa relação com o cliente é muito mais importante do que "lucro custe o que custar".
Com um atendimento excelente, ainda que as coisas fujam um pouco do controle, eles conseguem deixar os clientes satisfeitos, o que aumenta ainda mais a retenção.
Quem é autônomo pode já ter passado por isso alguma vez.
Certas vezes, seja por ego ou por orgulho, somos levados a nunca aceitar "sair por baixo", e acabamos querendo sempre "sair no lucro" e nunca ser "injustiçado". Consequentemente, criamos insatisfação e desconfiança no cliente, e só quem perde somos nós
Inclusive, o que me chamou bastante atenção nesse caso, foi a confiança no cliente, pois em nenhum momento me solicitaram provas de que o produto estava danificado. Apenas seguiram com as solicitações, sem empecilhos.
Foque no cliente ao invés de focar no lucro. Não seja muquirana! Dê seu melhor, sem esperar nada em troca!
É como o Bastter fala. O lucro vai vir de um jeito ou de outro. Você só tem que buscar servir cada vez mais e melhor, e buscar ser melhor do que era ontem continuamente.
"Quem não vive para servir, não serve para viver" Mahatma Gandhi