Ola prezados,
gostaria de compartilhar minhas angústias atuais, no caso alguém aqui já tenha estado nessa situação.
Trabalho atualmente na área de dados de uma start-up na Nova Zelândia. Me sinto a um tempo bastante insatisfeito quanto ao trabalho, uma sensação que não estou sendo aproveitado como deveria, que estou desperdiçando meu tempo e meus melhores anos de forma pouco produtiva. Sou muito grato a empresa pela realocação, esse é o melhor emprego que já trabalhei até hoje, porém sinto que falta um algo a mais. A empresa possui uns probleminhas (Start-up que não consegue sair do vermelho, a cada 6 meses tem conversa de lay-off, etc...), o que me desiludiu bastante com a carreira.
Venho considerando formas alternativas de gerar renda, para caso aconteça alguma coisa, eu não dependo 100% do meu salário nessa empresa. Já possuo reserva de emergência suficiente, mas sempre é bom se precaver. Meu emprego atual não é particularmente estressante, e possuo tempo livre suficiente para desenvolver outras fontes de renda, porém sinto um bloqueio muito grande quanto a pensar em outras fontes de renda fora do salário. Já pensei em criar dashboards de inteligência de mercado para vender o acesso a empresas de determinados setores, mas não consigo ter idéias que me parecem realistas e promissoras. Já pensei em procurar projetos de freelance/consultoria, mas isto me pareceu ser apenas outra forma de vender meu tempo para alguem, e o que eu busco é justamente algo escalável e que não seja limitado ao meu tempo.
Venho tentanto mudar minha cabeça para encontrar problemas cujos soluções possam ser convertidas em produtos, mas venho tendo muita dificuldade com isto. Desde sempre fui criado com aquela mentalidade de ir pra escola, pra fazer vestibular, entrar numa faculdade boa, fazer concurso ou trabalhar em empresa grande, e tenho muita dificuldade de sair desta mentalidade. Eu já tentei este caminho e percebi que não é pra mim, mas parece que tem algo que ainda me mantém preso a isto, mesmo eu querendo sair.
É isto, desculpem o textão e o desabafo, mas acredito que eu não seja o único a passar por isto. Obrigado.