12 Imposto de Renda comentada em 12/12/2024 18:44 Imposto de Renda Gerome em 26/11/24 14:34 comentada em 12/12/2024 18:44 Boa tarde, estou ajudando minha mãe com o imposto de renda dela. Gostaria de tirar algumas dúvidas, procurei em tópicos e nos FAQ porém não achei nada que resolvesse minhas dúvidas.Minha mãe declarou o imposto de renda dela porém acabou não colocando o valor ganho de uma decisão judicial, posteriormente a sua declaração foi retificada e teria um imposto a pagar de 400 reais pela darf. Ela efetuou o pagamento em Agosto desse ano porém a sua declaração ao consultar na receita federal a mensagem falava que ela tinha imposto a pagar. Quando fui verificar esse imposto notei que era o mesmo valor da DARF já paga por ela, minha dúvida é, preciso retificar a declaração de imposto de renda e acrescentar em algum campo essa darf paga ou apenas retificar a declaração e enviar novamente do jeito que está?A segunda é no ano de 2021 minha mãe acabou não recebendo a declaração dela, ao consultar o sistema havia uma darf para pagar, por restituição indevida a devolver, ela pagou ano passado essa darf. Minha pergunta é preciso retificar a declaração e anexar essa DARF em algum campo ou não é preciso ?