Decidi que preciso de um carro novo. Decidi que vou comprar um veículo zero km.
Não tenho o montante para pagar a vista, portanto ou financio, ou vendo ativos (me desfaço de parte do patrimônio e levanto a grana para pagar à vista na concessionária). Infelizmente eu não me programei direito para esta compra nesta altura da vida, imaginava mais uns 3-5 anos com o veículo atual, mas ele quebrou várias vezes no último ano e eu não quero mais continuar com isto.
O que vender primeiro?
Como não me programei direito, se eu vender toda minha renda fixa consigo apenas 45% do valor do veículo que eu quero, é suficiente para dar uma entrada, mas insuficiente para quitar... Teria que financiar muita coisa, não parece uma boa decisão. Acho menos ruim vender parte do patrimônio e evitar a dívida.
Meu bastter system indica
compra de, nesta ordem: (1) Ações - (2) FIIs - (3) Stocks - (4) Renda Fixa - (5) Reserva de Valor.
Se eu vou me desfazer de patrimônio para comprar um carro, faz sentido usar vender primeiro o que está mais acima dos objetivos? Igual a lógica dos aportes, porém de forma inversa?
Ou faz mais sentido vender ativos que não tem muito valor, por exemplo as ações, que tenham perdido fundamentos e eu ainda mantenho na carteira?
Em qual opção eu termino com mais patrimônio? Ou não faz diferença nenhuma?