Link para o FAQ@gusribeirose:
Consegui abandonar convênio há 02 anos, descobri que ganho a mesma coisa trabalhando menos e com menos cansaço e fazendo um serviço de melhor qualidade e maior reconhecimento. Cobro valor da tabela CBHPM.
Mas pra isso precisei atentar para: 1. Fazer merchand no Insta, 2. Melhorar apresentação da sala que alugava 3. Personalizar meu prontuário 4. Digitalizar minhas prescrições 5. Abrir um canal de assistência e dúvidas pós consulta no Insta 6. Recebo todos os meus pacientes (clientes) na porta do consultório 7. Atento para questões que antes não atentava (parte emocional, alimentar, orientações de atividade física). 8.Busquei melhorar networking com colegas, e junto a outros profissionais da saúde (nutri, prof Ed física, enfermeiros).
@stoic
1) Arrume um consultório bem localizado, atente para limpeza, organização, estacionamento próximo. Você pode sublocar de alguém um turno.
2) Seja obsessivo com atendimento ao cliente, cobre das secretárias, se tiver condição pague por treinamentos de segurança e atendimento ao cliente.
3) Se tiver condição (esse não é obrigatório) use tecnologias que permitam monitorar as chamadas como VOIP, ou até mesmo contrate secretária virtual. A estatística é que menos de 50% das chamadas em um consultório são atendidos, se você for o cara que atende telefone você será imbatível.
4) Apareça na primeira posição do google, seja colocando seu nome no google meu negócio ou promovendo seu site. Pra isso é fundamental ter um site que seja rápido e clean, não precisa de firula. Da pra fazer isso sem custo nenhum, mas se tiver dinheiro contrate um gestor de tráfego que te ajude a entrar no google.
5) Tenha presença em redes sONciais. As pessoas estão lá, não adianta fugir. Use a rede para mostrar seus valores como médico e prestar serviço a sociedade.
6) Invista em soft skills: empatia, atendimento humanizado, disponibilidade, pontualidade, escutatória, comunicação não violenta e por ai vai...
7) Faça pós consulta: pergunte o paciente alguns dias depois se tem alguma necessidade não atendida, e se você forneceu whatsapp responda todo mundo
8) Use da tecnologia a seu favor, arrume formas de ter agendamento online, tenha prontuário eletrônico que você pode acessar de onde estiver e tenha capacidade de pedir exames, fazer receitas ou qualquer outra coisa com certificado digital.
9) Crie redes de profissionais de suporte: recomende os melhores sempre
10) Resolva o problema do paciente primeiro: esse parece obvio, mas minha esposa já marcou com ginecologista só pra conversar sobre anticoncepcional, a profissional fez tudo, desde fazer preventivo até palpação da mama, mas não conversou sobre o que ela queria, resultado, insatisfação com o serviço.
11) Emita nota para todo mundo. Esquece esse negócio de sonegar, no fim essa informação sairá de seu consultório e vira uma baita propaganda
12) Invista nas formas de pagamento: tem que ter capacidade de receber cartão, pix, tranferência ou qualquer outra forma de pagamento que surgir. O custo disso geralmente é irrisório.
13) Separe um valor percentual para marketing, use esse dinheiro para se manter bem posicionado em google, plataformas de marcação online, qualidade de secretária ...