peça ajuda aos moderadores

Deixo aqui meu relato pra se alguém estiver pensando em investir diretamente na agricultura ou gado.
Minha cidade é polo de exportação e fruticultura. Crescemos escutando que "fulano tentou e ficou rico, ciclano fez uma vez e já comprou uma casa". Não trabalho na área mas sempre quis entrar pois a quantidade de dinheiro que gira aqui é imensa. 3 anos atrás me chamaram para investir e logo vi a oportunidade de ganhar dinheiro (eu não investia em nada e nem conhecia a bastter).
Tivemos gastos com arrendamento, correção de solo, irrigação, energia, tubulação, defensivos agrícolas, trabalhadores rurais, tratoristas e etc. Durante o período de plantio acontecem diversos imprevistos e em pouco tempo tivemos que colocar mais dinheiro. Na reta final os agrônomos foram assaltados no caminho da roça, levaram tudo, incluindo a moto. Nessa altura não podíamos desistir, o investimento era alto demais. Emprestei meu carro para o deslocamento do pessoal (pq tinha seguro). Nessa aumentaram os gastos com gasolina e ainda quebraram a suspensão do meu carro nas idas e vindas pois a estrada era bem ruim. Lá se foram mais 3 mil reais de prejuízo.
Ao final, rendeu muito abaixo do calculado, a cotação era alta porém ninguém paga o preço cotado, sempre abaixo. Ficamos um tempo com o produto parado e precisando vender logo (se não estraga). O melhor que conseguimos negociar foi um preço de retirada e o resto seria após a venda. O cara pagou a entrada, coletou e sumiu. Nunca vimos o resto do dinheiro.