Prezados, li e achei bastante interessante o estudo do professor Dr. João da Rocha Lima Jr. da POLI-USP, a respeito do erro de girar patrimônio de FII para RF neste momento de juros altos. Gostaria assim de compartilhar. Segue um pequeno resumo:
*Irei utilizar a terminologia e pressupostos utilizados no próprio artigo.
Correlação entre FII e Taxa de Juros: A relação é negativa, levando pequenos especuladores a migrarem para renda fixa em cenários de alta de juros, mas isso pode ser uma leitura equivocada para investidores focados no longo prazo.
Estabilidade dos FIIs: Fundos Imobiliários proporcionam uma renda mensal estável, não acompanhando as oscilações de mercado a curto prazo devido a contratos de locação de longo prazo.
Especulação versus Investimento Tradicional: Investidores tradicionais devem aproveitar quedas nos preços das cotas para aumentar posição, enquanto especuladores podem sair prejudicados ao comparar inadequadamente rendas.
Dinâmica de Aluguéis e Custos: Apesar da inflação nos custos, a valorização dos terrenos urbanos e a demanda por escritórios indicam uma tendência de alta nos aluguéis, favorecendo os FIIs no futuro.
Comparação FII x LTN: Simulações mostram que, mesmo em cenários conservadores, manter investimentos em FIIs tende a oferecer maior retorno do que migrar para LTN em ciclos de 24 meses.
https://www.realestate.br/dash/uploads/sistema/Comite_de_Mercado/resfoco-aqidecotadefiicontraltn-241210.pdfAbraço!