Me formei em 2010 e atuo como cardiologista desde 2014. Ao longo desses anos, tive a oportunidade de trabalhar em grandes centros urbanos(Brasília e São Paulo) e, mais recentemente, em uma cidade do interior, onde a dinâmica da prática médica apresenta desafios sem dúvida muito maiores.
Recentemente tive a experiência de perder um paciente, especialmente um colega médico bastante antigo na cidade e isso me levou a uma profunda reflexão sobre a minha atuação. Esse colega tinha histórico de doença cardiovascular e era fumante inveterado. Faleceu subitamente, apesar de exames recentes que não indicavam lesões graves.(Inclusive um cateterismo 3 meses antes)
A ciência nos mostra que o cigarro pode induzir infarto mesmo em pequenas placas de ateroma(das quais infelizmente não podemos tratar com angioplastia) , e essa informação me leva a questionar se poderia ter sido mais incisivo ao alertá-lo sobre os riscos do tabagismo. Por mais difícil que seja, a verdade precisa ser dita, mesmo que isso cause desconforto.
É importante lembrar que a medicina é uma ciência imprecisa e que, por mais que nos esforcemos, nem sempre podemos evitar o pior. No entanto, podemos e devemos buscar a excelência em nosso trabalho, oferecendo aos nossos pacientes o melhor cuidado possível.
Essa experiência me ensinou a importância de:
Ser direto e claro: A comunicação eficaz é fundamental para estabelecer uma relação de confiança com o paciente e garantir que ele compreenda os riscos e benefícios de cada tratamento.
Valorizar a prevenção: A prevenção de doenças cardiovasculares é um dos pilares da cardiologia. É preciso incentivar hábitos de vida saudáveis e alertar sobre os fatores de risco.
Aprender com os erros: A medicina é uma área em constante evolução, e é fundamental estar sempre atualizado e disposto a aprender com os próprios erros e com a experiência dos colegas.
A morte do meu colega me fez refletir sobre a minha responsabilidade como médico e como ser humano. É preciso buscar o equilíbrio entre a compaixão e a assertividade, sempre com o objetivo de proporcionar o melhor cuidado aos nossos pacientes. Que possamos, em 2025, ser cada vez melhores profissionais e pessoas.