Essa época é muito esquisita: parece que a gente tem a obrigação de ficar feliz, de viajar para os lugares mais bacanas, de proporcionar momentos mágicos para nossos filhos. E com a massificação das redes sociais surgiu também a obrigação de mostrar tudo isso para todo mundo.
Além disso, sinto um peso extra pelo fato de que na minha infância era uma época realmente mágica para mim e de muita alegria compartilhada com as muitas crianças que havia na família nesses tempos. Só boas lembranças, que eu gostaria muito que se replicassem com as minhas crianças.
Entretanto, na realidade atual não consigo fazer quase nada disso. Viajar é cada vez mais difícil, primeiramente por limitações individuais de condição de saúde do meu filho que não permite, além do fato de tudo ser tão mais caro e disputado do que no restante do ano que praticamente inviabiliza para mim.
Ainda, a família hoje é menor, com um número muito inferior de crianças e dispersas geograficamente o que dificulta muito a reunião delas. Minha profissão e a nossa condição financeira atual também não me permitem que tire muitos dias de folga nem mesmo nessa época. Não fico sobrecarregado, o trabalho não é pesado, mas exige que eu esteja disponível.
O resultado é um sentimento de frustração e decepção que se repete ano após ano no período de festas.
Já vi muita gente boa lembrando de que toda essa atmosfera especial dessa época do ano é simplesmente invenção da nossa sociedade e que são dias como quaiquer outros do ano e que tudo isso não passa de uma fantasia. Mas não adianta, é um sentimento muito arraigado que é muito difícil dirimir.
E com vocês, também existe essa sensação nessa época?
Enfim, como já disse o @Paulo num de seus comentários, esse post é mais uma forma de falar comigo mesmo e compartilhar esse sentimento com os amigos do site.
Aliás, já que citei o Paulo, fica a sugestão de tema para um podcast: a obrigação de ser feliz e de mostrar para todo mundo especialmente nessa época do ano, o que na minha opinião só aumenta o sentimento de melancolia nas pessoas.