Quando o @bastter fala que as pessoas passam metade da vida atrapalhando a outra metade pessoal acha que é brincadeira ou uma piada. Mas é pura a verdade. Inclusive aqui no site.
Para se ter uma ideia, parte do meu dia é adicionando ativos péssimos solicitados pelos usuários.
BDRs, ETFs brasileiras e estrangeiras com nome bonito e altas taxas de adms, stocks de empresas a beira da falência ou com valor de mercado mais baixo que um posto de gasolina, stocks de VIE de empresas chinesas, stock de empresa de segmentos super nichados e sem lucros e dai para pior.
É impressionante.
E pior. Tenho certeza que são ativos que algum influencer falou e/ou que saiu a noticia que o segmento ou a empresa vai ser beneficiada por algo e o investidor acha que isso significa que a empresa vai bombar. Pois não tem como uma pessoa sã pensar em tanta bobagem sozinho.
A pessoa vê uma matéria dizendo que semicondutor é o futuro e já corre para comprar o primeiro ETF de semicondutores e todas as empresas associadas ao segmento. Ai quando vê tem cotas de um ETF ou acoes de empresas que tiveram retorno pífio em um segmento que bombou e as vezes ainda pagando taxa adm para isso.
Vê uma matéria falando que tal empresa vai lançar o primeiro carro elétrico voador que funciona a gases do peido da vaca, ai vai e compra as stocks da empresa do carro, da empresa da bateria desses carros e stocks das empresa das vacas. Vê uma matéria patrocinado que cita o fundo que esta bancando e acha que é uma grande dica.
É sempre assim
- Ah Huoya, mas eu sigo a filosofia do site e faço isso com pouco dinheiro.
Ou seja, vc está jogando contra si mesmo. O que vc ganha com uma estratégia, você perde com outra. A pessoa prefere colocar 100 reais em péssimo ativo com fundamentos horríveis ao invés de fazer o obvio e comprar algo com um maior chance de dar certo. Especialmente em se tratando de longo prazo.
Depois essas mesmas pessoas se perguntem pq não tem o resultado esperado e/ou fica questionando a filosofia do site. Imagina o prejuízo disso ao longo de décadas.