Quando peço para as pessoas citarem as tecnologias que mais impactaram o mundo,......
é comum ouvir mencões ao computador, à internet e ao laser......
Curiosamente, muitas dessas inovações foram descobertas de maneira acidental, sem planejamento. .....
O acaso levou às descobertas, que frequentemente passaram anos subestimadas antes de se tornarem essenciais.......
São os exemplos das chamadas descobertas consequenciais.
Apesar disso, temos a ilusão retrospectiva de que tudo fazia parte de um grande plano.
Essa ilusão não se limita à tecnologia; ela se aplica a guerras, epidemias e eventos políticos......
A lista é extensa, mas o padrão é sempre o mesmo: projetamos uma lógica que não existia na origem.......
Não é de surpreender que nosso histórico de previsões seja péssimo. O mundo é muito mais complexo do que conseguimos compreender.......
E isso não seria um problema, não fosse o fato de que a maioria das pessoas insiste em ignorar a aleatoriedade
Temos uma obsessão por “túneis do futuro”, sempre buscando uma versão idealizada que, na verdade, não existe.
Somos excelentes em narrativas retroativas: criamos histórias que nos convencem de que entendemos o passado.......
Assim, seguimos projetando o futuro, ignorando eventos raros e institucionalizando previsões que frequentemente se mostram falhas.
Nessa busca por segurança diante da incerteza, recorremos a quem promete nos guiar: adivinhos, cartomantes, feiticeiros, economistas, acadêmicos e, claro, youtubers.
Lembrando disso, me recordo da minha tia. Em 1984, ela foi ao centro de São Paulo e, no Largo São Bento, encontrou uma cartomante. A mulher prometeu prever o futuro e garantiu que 1985 seria um ano mágico, repleto de boas surpresas.........
No entanto, ao voltar para casa, minha tia percebeu que a cartomante havia furtado todo o seu dinheiro......... (Apesar disso, ela continuou acreditando nas previsões da mulher.)
Agora, quarenta anos depois, percebo que estou na mesma situação da minha tia. No final do ano, rolando a tela do celular, busco vídeos que me ajudem a lidar com as incertezas da vida. A diferença é que as redes sociais, com seu alcance e influência, são infinitamente mais perigosas do que aquela cartomante de décadas atrás.
Vejo também que algumas cartomantes digitais ( a maioria) não era nascido em 1985, e ja possuem o dom de prever o futuro do mercado financeiro....
Feliz 2025 (aleatório) a todos !!!!!!!!!!!!
E prometo que em 2025 não irei mais ver vídeos sobre mercado financeiro no youtube (prometo de verdade )