Link para o FAQDiscussão:
[Discussão Semanal] 01 - FAQ IMÓVEL NA PLANTA - FIIs & Imóveis - Bastter.com Comprar imóvel na planta normalmente tem custos menores que imóvel pronto. Óbvio, pois quem compra está na verdade financiando uma obra que pode acabar nem acontecendo. É uma aposta.
Mesmo que dê tudo certo, a correção do saldo devedor pelo INCC mensalmente e outros fatores como promoções e oscilações do mercado imobiliário levam quem comprou na planta a pagar mais do que quem compra unidades no empreendimento pronto.
Se subir e houver problemas com a construtora, principalmente se a obra não for estruturada com patrimônio de afetação, pode terminar sem imóvel e sem o dinheiro pago. E mesmo quando usa o regime de patrimônio de afetação, pode ter atrasos e dor de cabeça para achar uma outra construtora para terminar a obra, além de custos imprevistos.
outros riscos:
- Justiça embargar a obra
- Terreno ter alguma irregularidade descobertas posteriormente
- Invadirem o prédio na fase final
- Morrer gente na obra e a fiscalização paralizar tudo por vários anos
- Fazerem cagada e os APs ficarem uma bela merda
- Alguma coisa sair diferente do que tinha em mente, não gostar do produto final. Esse é bem comum nas obras que não sofrem com os rolos anteriores, afinal na hora da venda há stands bonitos de venda, "visite o decorado", corretores falando das inúmeras vantagens do empreendimento (muitos focam nessa questão de ser mais barato no lançamento, que por vez ativa aquele pensamento ganancioso de estar se dando bem...)
quando você compra um imóvel que já está pronto, você aceita eventuais problemas, você não se frustra. Você compra sabendo que aquilo é meio ruim, mas você aceita. Exemplo: entrei no apartamento e vi que tem uma coluna bem no meio da sala, que pode atrapalhar um pouco a decoração. Ah, mas a sala é excelente, grande, em "L", tem uma ventilação ótima, então pra mim tá bom, eu aceito, vou comprar assim mesmo, não vou me frustrar e não vou ficar reclamando depois. Se você compra na planta, o imóvel nunca será como você idealizou e a insatisfação pode ser grande. Poxa, pensei que a cozinha fosse maior... Ah, esse corredor é muito estreito, não tinha visto isso antes, etc.
Imóvel na planta de construtora grande... o que poderia dar errado?! - FIIs & Imóveis - Bastter.com nesse vídeo também é falado sobre imóvel na planta e outros BUCHETTIs comuns com imóveis:
VIDEO Depoimentos de quem já caiu nessa:
"Minha experiência: novo na cidade, fui atraído pela propaganda de vista para o mar e etc. Imóvel na planta. Oportunidade. Comprei o metro quadrado mais caro do empreendimento (pra quem conhece, me refiro ao JTR, na Jatiuca / Maceió) Todas as economias foram colocadas ali para financiar o mínimo possível depois da entrega (ainda não conhecia a bastter.com) Na vistoria da entrega das chaves, vi que várias vigas e colunas que não apareciam no projeto estavam ali. Como se não bastasse, os aparelhos de ar condicionado que ficariam entre a porta e o teto dos quartos foram deslocados para as paredes laterais porque eles rebaixaram em 20 cm o pé direito. Além disso, as vagas de garagem que seriam fixas passaram a ser livres. Ah! A vista do mar era impedida pelos prédios vizinhos. Tentei acordo com a construtora, mas nada feito. Em setembro desse ano (2021) a ação completa 10 anos. Está na segunda instância, mas sem data pra nada. Resultados: 1. minha sogra que veio para ajudar na mudança e que ficaria com o apt que até então eu morava, ficou morando comigo 5 meses, pq precisei achar outro imóvel e levei tempo pra isso. 2. todo o meu dinheiro ficou preso na construtora. Tive que recomeçar do zero. 3. A crise financeira e a sogra em casa abalaram meu casamento e eu acabei me divorciando. Tem mais, mas acredito que isso já basta para mostrar que imóvel na planta é furada. Mas cada um faz aquilo que quiser. Eu, nunca mais! " - Calaboca
"Vai aqui o meu relato: @pato_amarelo Infelizmente estou com uma bomba dessas na mão. Comprei o imóvel na planta, ou melhor, no nada, em um momento difícil da minha vida achando que isso iria fazer meu casamento reatar com aquela história de "tudo novo". Mas confesso que sardinhei também achando que eu ganharia mais na SELIC do que rendia o CUB à época. A maré virou, e virou muito. Apesar de ter o dinheiro para quitar o apartamento, não o faço pois a obra está em andamento e sabemos que qualquer obra pode parar a qualquer momento e eu perderia todo o valor do apartamento. Hoje apenas faço o controle do serviço da dívida, para que não estoure. Quanto a ser mais barato comprar na planta, isso pode ter ocorrido em outra época quando houve o boom de valorização dos imóveis. Hoje, tenho certeza que se eu guardasse o dinheiro, corrigindo a dívida pelo INCC, compraria o imóvel mais barato quando for entregue. Quanto ao meu casamento, não teve volta. Foi muito bom ter trazido novamente essa discussão. eu queria ter desabafado essa sardinhice há muito tempo, mas achava que não valeria a abertura de um tópico." - ppiloto
VIDEO VIDEO