Você já deve ter experimentado o desconforto e o sentimento de estranhamento quando está prestes a fazer algo e vem alguém tentando explicar como fazer a coisa certa. Na hora, você pensa: será que essa pessoa me acha desatualizado ou sem capacidade para fazer coisas simples? Ou será que é um resquício de que aquela pessoa não confia em você?
"Teaching a bird to fly" pode ser uma expressão que se encaixa bem neste contexto.
O extremo oposto deste comportamento é o equivalente a mandar alguém enviar uma mensagem para Garcia, sem mais informações de como fazê-lo.
Lembro-me de quando era criança e estava na roça, trabalhando com um vizinho plantador de batata. Na hora de ir embora, ele me perguntou:
— Sabe dirigir trator?
— Sim.
— Então, leva o trator para casa, que preciso ir para a cidade agora. O trator está sem freio e, cuidado com o volante, que não está normal (esqueci a palavra que ele usou).
A verdade é que nunca tinha dirigido trator, mas já sabia dirigir carro.
O trator já era grandão e, para uma criança, ficou ainda mais difícil. Foram uns 20 minutos de trabalho para levar o trator sem freio e com o volante que, para obedecer à direção, precisava dar umas três voltas para valer uma. Mas deu tudo certo.
Naquele momento, percebi que ele confiava em mim.