Moderador: Assunto:
Assista agora
Livro Política, Filosofia e Ciências Sociais
Obra primordial do filósofo alemão Immanuel Kant. É talvez o ápice do que se chama de Idealismo Alemão. Kant submente a razão ao seu próprio tribunal, numa tentativa de tornar a metafísica um ramo científico. É em tal obra que encontramos os conceitos de juízo analítico e juízo sintético, as categorias transcendentais da estética (tempo e espaço), as formulações sobre o Eu e também as 12 categorias lógico-cognitivas do pensamento. Nessa primeira crítica, Kant investiga a possibilidade de conhecimento científico, após ser "acordado de seu sono dogmático" por Hume (outro filósofo muito importante, ligado ao empirismo). A construção de seu sistema é uma tentativa de síntese entre as duas correntes filosóficas em voga desde o renascimento: o racionalismo cartesiano (de Descartes) e o empirismo (Locke, Hume e outros). É um livro de difícil leitura, exige bunda na cadeira e cérebro fritando. Recomendo para quem realmente gosta de filosofia "hardcore". Eu sou formado em Filosofia, então a leitura da Crítica da Razão Pura fez parte de toda a minha formação, devido à sua importância na Filosofia. É o primeiro livro da trilogia crítica kantiana, sendo seguido pelo Crítica da Razão Prática e, depois, pela Crítica da Faculdade de Julgar (ou Crítica da Faculdade de Juízo, a depender da tradução). Recomendo a tradução de Portugual, edição da Calouste, mas a tradução brasileira da Editora Vozes não deixa a desejar.
Ver mais detalhes e avaliar
Não é indicação de compra. Rating feito pelos usuários Bastter.com
Aviso de Utilização de Cookies e Tecnologias Similares
Nós utilizamos cookies e tecnologias similares para funcionamento adequado da página e também para melhorar a sua experiência.
Para mais informações acesse a nossa Política de Cookies.
Termos de Uso
Nossos Termos de Uso foram atualizados e estão disponíveis para consulta neste link
Perfil Alterar Dados
Voadoras
Sair