Na minha vida eu tento ao máximo evitar discussões, encrencas, viver em #PAS. Porém acho que estou ficando pacifico até demais em situação em que eu devia ser mais firme. Minha esposa me deu esse toque e me "chamou a atenção" para isso.
Para dar contexto, nós estamos de mudança para outro estado nessa sexta-feira. Tivemos um problema com o carro em Setembro, era para o carro ficar pronto até dezembro, o carro só foi entregue hoje, 3 dias antes da nossa mudança. Tida vez que entrava em contato com o mecânico, era uma nova desculpa, até cheguei a falar para ele "Tal dia se não tiver pronto irei pegar o carro mesmo assim", porém no tal dia o carro estava desmontado e não pude pegar, e por ai foi.
Tudo isso para um trabalho bem meia boca. Minha esposa me criticou muito em como eu lidei coma situação e o atraso, que devido ao problema até entenderia um atraso no prazo inicial, mas mais de 1 mês de atraso e com possibilidade de perdermos a data da mudança, eu deveria ser mais firme.
Eu sinto uma dificuldade em "ser mais firme", fico ansioso de gerar uma discussão, as coisas não irem para o caminho que eu quero (como o mecânico então deixar o carro desmontado e falar: "leva então").
Como devo lidar com isso? Como bater o pé para algo levando em conta que eu quero sempre evitar ao máximo qualquer tipo de atrito?