Sempre fui de economizar, desde criança com cofrinho de moeda, até adolescência guardando a mesada. Quando entrei na faculdade (2016) seguia com este pensamento. Guardava quase toda a mesada em poupança e aos finais de ano sempre programava uma viagem à praia com minha namorada (atual noiva). O novo ano começava e a poupança estava zerada e o ciclo recomeçava.
Foi em 2020 que comecei com a ideia de guardar dinheiro para o longo prazo e não apenas para algum objetivo financeiro. Obviamente fui influenciado pelos youtubers, principalmente aquele parente rico (rsrsrsrs). Comecei então em uma época na qual só se falava em bolsa, juros 2%, renda fixa sem pagar nada, renda extra com FIIs e muito mais etc. Época de pandemia, todo mundo em casa. Ficava o dia todo em frente ao computador estudando e estudando. Pronto, virou a chave do investidor kkkkk. Comecei a vender itens parados, vendi meu playstation, meus bonecos colecionáveis, roupas etc. Fiz uma grana e comprei tudo em renda variável. E assim foi indo. A poupança que antes era para viagem e lazer, virou apenas números na tela de um jovem emocionado por estar investindo em bolsa.
E não para por aí, quando essas coisas acontecem, vêm aos montes. Comecei a ler livros de finanças, me interessei por cartões de crédito, comecei a dar dicas pro meu pai etc kkkk. Logo mais virei o louco das milhas e cartões e toda aquelas história louca que vocês já sabem.
Em 2022 me formei na faculdade (medicina) e comecei a trabalhar. Foi aí que comecei a ficar mais maluco. Nos plantões no meio de uma consulta e outra, ficava no excel fazendo previsões de quanto ia sobrar no mês para poder aportar. E depois ficava horas pensando no que aportar, qual ação comprar.
Resumindo, foi uma fase que desenvolvi muita ansiedade, comecei a ser o guru das milhas, estava com uns 10 cartões na carteira, comecei a pegar muitos plantões, não descansava a cabeça e nem estudava para a residência.
Apesar de tudo consegui ser aprovado na residência em 2023.
Foi aí que encontrei o site e esta comunidade.
Vi o quanto eu fiz tudo errado até então. Cheguei na residência (época na qual dinheiro com liquidez é o que mais importa, já que o tempo é curto e o trabalho é intenso, recebendo apenas a bolsa do governo) com praticamente 100% do patrimônio em renda variável. O pior de tudo foi que ao longo dos meses fui precisando retirar dinheiro. E adivinhe só, nem sempre estava na "alta".
Resumindo, pulei etapas, não tinha reserva de emergência, não tinha renda fixa, acabei precisando vender toda a renda variável, sendo que praticamente não " ganhei" nada já que em apenas 4 anos a cotação não variou tanto e se tivesse ficado na poupança teria rendido mais.
Agora tenho meu dinheiro 100% em renda fixa, voltei devagar a fazer aportes. Estou no meu último ano de residência e em breve estarei trabalhando novamente e seguindo os passos corretamente.
Enfim, contado um pouco da história pra vocês.
Só agradeço que ainda sou jovem (26 anos) e conheci este site a tempo.
Abraços.