Olá pessoal,
Sou desenvolvedor de software, trabalho para fora do país desde 2022 (40h semanais). No entanto, no meio/fim do ano passado recebi a oferta de um conhecido para trabalhar na empresa dele (no Brasil) pelo mesmo valor-hora que recebo na empresa de fora.
Em um primeiro momento, eu neguei a proposta porque gosto muito de onde estou, e mesmo que ele cobrisse, ainda seria em real. Mas ainda assim, era um valor substancial. Eu logo pensei que poderia só perder o tempo livre que usava para projetos pessoais, e aumentar em 40-50% a minha renda caso eu mantivesse o anterior e trabalhasse meio-período para ele.
Então, após repensar, eu o sugeri que seguíssemos em meio-período. Ele aceitou imediatamente, assinamos o contrato e desde então tenho trabalhado 60h semanais (40h fora + 20h no Brasil).
E parece tudo ótimo agora, não é? Afinal, eu não tenho problema em trabalhar, muito pelo contrário, sempre entreguei mais que o pedido.
Ainda consigo praticar esporte, sair com a família, sair com a namorada, etc.
Maaaaas - e aqui vem o problema - eu estou em uma situação em que eu já não tenho mais tempo para os meus projetos pessoais, tenho pelo menos 4 ideias muito legais (na minha opinião) que simplesmente não posso executar.
Isso é desesperador, é um FOMO absurdo, é como se tivesse passando a vida na minha frente e eu não pudesse agir, é como paralisia do sono.
Tendo em vista tudo isso, alguém já passou por algo parecido?
Eu sinto que estou sempre na corrida de "liberdade financeira antes dos filhos chegarem", então trabalho o máximo que dá, para viver bem e poupar muito.
Mas ao mesmo tempo, tenho os meus projetos que poderiam se tornar a minha fonte de renda e a minha verdadeira realização profissional. No fim do dia eu tenho que escolher entre ganhar muito ou ganhar bem e eventualmente trabalhar em um projeto pessoal que deu certo.
Gostaria de uma ajuda da comunidade ;)
-
PS #1: Já adianto que não é nada anti-ético, os contratos permitem a não-exclusividade e ambos os contratantes sabem da existência um do outro.
PS #2: Relendo agora o meu próprio post, parece um pouco boçal ficar falando que ganha em outra moeda e tal, mas é importante para o contexto, então paciência. Também mudei o meu nick para ter um pouco mais de liberdade. Quando criei a conta não pensava em postar.
PS #3: Só de escrever o post já me deu uma clareza maior sobre a angústia que eu estava sentindo, então já ficam aqui os meus agradecimentos :)