23 Compra de apartamento para alugar em prédio pequeno, vantagens e desvantagens? comentada em 15/01/2025 15:33 Assuntos Gerais Bill_Sier em 13/01/25 18:45 comentada em 15/01/2025 15:33 Encontrei um apartamento para comprar como havia pensado quarto e sala, em frente a portaria da universidade local (localização excelente). Prédio antigo 1997, mas bem conservado, e o piso é sem estampa e cinza, então não tem aparência de velharia. Preço bom, estava até pensando em fazer um proposta de compra. A ideia é comprar para alugar, pois eu e a esposa mudamos muito, e também não temos grana pra comprar um ap no padrão do que moramos, logo a ideia era comprar algo pra deixar alugado e ter a segurança de algo "físico".Pensei em fazer uma proposta por esta unidade em frente a universidade, mas agora, estou na duvida (não estou pedindo anuência, só quero pontos de vista). Agora encuquei pois o prédio tem apenas 4 andares, garagem (térreo) e 12 unidades (3 andares). Não tem elevador, mas para o público (estudantes) acho que não é essencial. O que me preocupa é se este baixo número de unidades não pode demandar taxas do proprietário que por anos sejam até mesmo superior ao valor recebido em aluguel. Eu achava que os condomínios mantinham fundo de reserva economizando parte da taxa de condomínio, mas hoje descobri que a taxa de condomínio paga apenas a despesa corrente, e que em geral, quando os prédios passam por pinturas ou reformas de áreas comuns, o custo gera taxas extras pagas pelos proprietários. Vejam minha inexperiência. Enfim, agora apesar da ótima localização estou pensando que um apartamento em um prédio pequeno pode se tornar uma fonte recorrente de despesas. Mesmo estando frequentemente alugado. Faz sentido minha preocupação? Este padrão de apartamento é "barato" (cidade do interior) de 150k a 160k, mas o aluguel que sobra após imobiliária e impostos também é barato. 400 a 500 reais.E ai, se tem algum experiência, ou trabalha como corretor ou gestor de condomínios compartilhe sua experiência com este burro aqui...