13 Duvida IR - venda imovel parcelada e quitação de financiamento comentada em 15/01/2025 17:03 Imposto de Renda misha em 14/01/25 12:37 comentada em 15/01/2025 17:03 Fala galera.Procurei aqui nos FAQ de imóveis e de IR e não achei informação sobre o meu caso, se puderem me ajudar, agradeço. Tinha um apto de solteiro q comprei por X. Casei, tive filho e comprei outro apto maior para a familia financiado pela caixa apenas para nao perder a oportunidade do imovel que comprei com um bom desconto de mercado e utilizar a isenção do IR. A ideia era vender o meu antigo apto e ja quitar o financiamento em menos de 6 meses da aquisição. Depois de comprar meu novo apto em dois meses consegui vender meu antigo apto - no fim de dez/24, o contrato foi assinado em dezembro, mas metade foi paga em dezembro e a outra metade essa semana de janeiro. O valor da venda do imovel foi 2x o valor da aquisicao original e estou usando integralmente para quitar o financiamento, que sera integralmente armotizado mês que vem. A duvida que surge é quanto ao IR. Preciso declarar na GCAP a venda em dezembro ou so referente a janeiro? Ou considerando que utilizei o valor total para comprar outro bem residencial não ha necessidade de informacao de GPCAP, ja que tem a isenção. E quanto ao IR anual?Obrigado pela ajuda. Abracos.