Muita gente só foi descobrir que daytrade era furada perdendo muito dinhieiro, no meu caso foi diferente e inusitado, aos 16/17 anos, eu ainda estava no ensino médio, estudava num IF, todo ano tinhamos um projeto interdisciplinar em grupo que deveríamos escolher um professor pra ser nosso orientador.
Como meus amigos e eu tinhamos mais amizade com nosso professor de química, escolhemos ele e ele nos ajudou a escolher o tema do projeto: Análise Gráfica, é sério, ele estava viciado em daytrade e nos vendeu a ideia como se a gente também fosse ficar rico, como eramos bem inocentes, caímos. Estudamos tudo aquilo de bebê, martela e não sei o que mais, como não tinhamos dinheiro pra "operar" e nem podiamos por ser menor de idade, ele cedeu do bolso dele 5 mil reais numa conta dele, então toda terça e quinta nos reuníamos na sala do grêmio junto dele, e iámos "operar" petr4 que na época tava pagando 20x.
Na primeira semana batemos a meta, que era tirar R$ 500, mas já na segunda começamos perder, daí ele colocou mais R$ 15,000 e falou que ia "operar" pra gente ver como se faz kkkkk, o mercado tava meio maluco no dia, ele olhou pro meu amigo e perguntou: comprar ou vender? Meu amigo respondeu: comprar! Ele nem pestanejou, já lançou a ordem com 100% do valor, mas parece que estavam nos espionando, no mesmo segundo o mercado despecou e ele arregalou os olhos, a gente fazia as operações durante o horário de almoço, mas nesse dia matamos as aulas da tarde e ficamos até 17h lá acompanhando e só caía mais e mais, ele era ateu mas nesse dia soltou um "meu Deus". O desespero na sala era constragedor, até que chegou o final do dia e já não tinha mais o que fazer, resultado: -R$ 13,000.
Depois desse dia a gente meio que abandonou o projeto e ele pediu a coordenação pra trocar nosso orientador, então começamos um novo do zero, mas foi bom no fim, aprendi com o ferro dos outros pra nunca brincar com isso.
Logicamente ele não parou, mesmo estando numa situação bem estável (servidor federal ganhando relativamente bem pros padrões de onde a gente mora) já estava com dívidas e quase se separando. Uns 2 anos após eu já ter concluído o ensino médio, do nada ele me mandou mensagem falando que estava com uma oportunidade de 10% a.m., mas nessa época eu já tinha estudado a sério e visto que isso era impossível, então só recusei e segui a vida, no ano seguinte vi que ele fechou uma pastelaria que a mulher dele tinha por causa de dívidas.
Essa história ocorreu +- entre 2016-2020, então não sei como ele está hoje porque não tenho mais contato.