6 Como ajudar minha mãe a enfrentar doença grave do meu pai? comentada em 24/01/2025 13:57 Saúde e Esportes couchBeard em 24/01/25 11:09 comentada em 24/01/2025 13:57 Meu pai vem enfrentando um problema de câncer no rosto há anos e após vários procedimentos a situação escalou ao ponto de que ele vai precisar passar por uma cirurgia de extração do ziran e possivelmente áreas adjacentes. Ele está sereno e conformado com a situação, no momento o que ele quer é que o plano de saúde e o hospital autorizem logo a cirurgia, pois ele vem sentindo dor e o tumor tem aumentado rapidamente.O problema é minha mãe. Ela está muito nervosa, mas reluta em buscar ajuda psicológica. Todos os dias ela troca os curativos dele e fica muito impressionada porque as lesões estão cada vez mais feias, mas não aceitou que contratássemos um profissional de enfermagem para trocar os curativos. Ela se preocupa muito com a aparência dele, sobre o que as outras pessoas pensam quando o veem e como ele vai ficar depois da cirurgia, enquanto não for possível implantar uma prótese. Às vezes ela faz comentários sobre a aparência na frente dele, o que eu acho que acaba sendo prejudicial para a autoestima dele.Enfim, eu e meu irmão estamos mais preocupados com ela do que com ele no momento porque ele está num nível de estresse tão alto que pode acabar acarretando algum problema à saúde dela. Já falamos algumas vezes que ela precisa de tratamento psicológico, mas ela sempre desconversa, diz que vai procurar depois que a cirurgia acontecer, mas não vai. Entretanto, também achamos que forçá-la não é a solução e pode piorar as coisas.Como podemos ajudá-la a se acalmar e enfrentar a situação da melhor forma possível?