Nos últimos dias estamos vendo muita repercussão de uma nova tecnologia de inteligência artificial e suas consequências para o segmento e mercado geral.
Apesar não ser especialista na área, acho que, como de costume, é muita tempestade em copo d'água. Por mais que seja inovador, as empresas lideres não estão ali atoa. Seus tamanhos e capacidade financeira permitem lidar bem com novas tecnologias e novos concorrentes além de atenderem outros segmentos.
Contudo pode ser que eu esteja bem errado e seja inicio de fato de uma grande mudança afetando bastante as lideres do segmento ou então não seja mas em algum momento isso possa acontecer.
Independente da acurácia das analises e suas reais consequências, essa situação nos serve como uma lição.
O segmento de tecnologia, como sempre alerto nos comentários de carteira, é isso. O risco de disrupção é gigante. A qualquer momento um nova tecnologia e/ou uma nova empresa com uma nova visão pode surgir e mudar totalmente o mercado. Nos já passamos por isso inúmeras vezes e muito provavelmente passaremos por várias outras.
O problema é que, pelo que vejo, as pessoas não levam isso em conta na hora de montar seu portfolio, especialmente no exterior. As pessoas normalmente dão preferencia as empresas que mais deram retornos nos últimos anos e/ou empresas da tendência que normalmente está associado ao segmento de tecnologia e simplesmente ignoram as empresas tidas como "chatas" de outros segmentos.
É muito cômodo ver uma empresa de tecnologia e seus grandes retornos e querer colocar todo seu dinheiro ou grande parte dele nesse tipo de segmento. Quem não quer ganhar muito dinheiro, não é mesmo?!
Inclusive tenho certeza que muitos colocam para roubar no BS para continuar apostando nessas empresas que já cresceram bastante mesmo com o BS falando para diversificar em outras empresas.
Acontece que esse retorno mais alto está justamente associado a um risco maior. Essa empresa de tecnologia pode sumir de um dia para outro. A concorrência é muito grande.
E o que não faltam são exemplos. Yahoo já foi uma das maiores empresas do mundo e ninguém cogitava que um dia seria o que é hoje. Orkut, mesmo que regional, na época, era o futuro e hoje nem existe mais. E por ai vai.
Não que isso não possa acontecer com outras empresas de outros segmento. O lance é que o risco é menor em função das barreiras de entrada.
Portanto tentem não apenas montar sua carteira pensando no melhor cenário e considerando exclusivamente na manutenção do que vemos hoje em dia. Não pensem em apenas em quanto você pode ganhar mas também quanto podem perder. Não tem problema colocar dinheiro em empresas mais explosivas, obviamente com bons fundamentos, mas também não esqueçam das empresas tida como "chatas" de menores riscos e com fundamentos tão bons quanto. Inclusive, muitas dessas empresas de crescimento lento porém constante muitas vezes trazem melhores retornos no longo prazo que muitas empresas que explodiu do nada.
Enfim, levem considerações os riscos das empresas e seus segmentos e diversifiquem.